Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44874, de 7 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Determina que os produtos derivados de petróleos brutos e resíduos abrangidos pelo artigo 1.º do Decreto n.º 29034 procedentes das províncias ultramarinas em condições de beneficiarem da eliminação de direitos prevista no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 44016 fiquem sujeitos ao pagamento de uma taxa de nivelamento igual à taxa constante da pauta de importação aplicável aos produtos similares da indústria de refinação de petróleos no continente - Mantém até 30 de Junho de 1963 o regime estabelecido na alínea f) do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 44507 (importação de tabacos).

Texto do documento

Decreto-Lei 44874

Considerando o disposto no Decreto-Lei 44016, de 8 de Novembro de 1961;

Ponderando o regime a que está sujeita a indústria de tratamento de petróleo e os inconvenientes de ordem fiscal e aduaneira que poderiam resultar de uma modificação desse regime, e tornando-se indispensável assegurar que as refinarias, quer continentais, quer ultramarinas, estejam em igualdade de condições no mercado metropolitano, mesmo enquanto não se realizarem os indispensáveis estudos com vista à definição de uma política nacional em matéria de petróleos;

Reconhecendo, por outro lado, a conveniência em manter o regime de restrição quantitativa a que está sujeita a importação de tabacos até que se concluam os estudos indispensáveis à definição das medidas de harmonização fiscal referidas no § 3.º do artigo 5.º do Decreto-Lei 44507, de 14 de Agosto de 1962;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os produtos derivados de petróleos brutos e resíduos abrangidos pelo artigo 1.º do Decreto 29034, de 1 de Outubro de 1938, procedentes das províncias ultramarinas em condições de beneficiarem da eliminação de direitos prevista no artigo 9.º do Decreto-Lei 44016, de 8 de Novembro de 1961, enquanto não se proceder à revisão das disposições legais e das práticas administrativas que regulam a indústria de tratamento, a importação para consumo e o armazenamento dos referidos produtos, ficam sujeitos ao pagamento de uma taxa de nivelamento igual à taxa constante da pauta de importação aplicável aos produtos similares da indústria de refinação de petróleos no continente.

Art. 2.º Os produtos derivados de petróleos e resíduos, originários das províncias ultramarinas, que na data da publicação do presente diploma ainda não estejam livres de direitos de harmonia com o artigo 10.º do referido Decreto-Lei 44016, quando importados no continente e ilhas adjacentes, ficam sujeitos a uma taxa de nivelamento igual à diferença entre a taxa constante da pauta de importação aplicável aos produtos similares da indústria de refinação de petróleos no continente e a taxa de direitos que nos termos da pauta de importação lhes for aplicável.

Art. 3.º As taxas citadas nos artigos anteriores serão cobradas pelas alfândegas no acto do desembaraço aduaneiro dos produtos.

Art. 4.º Mantém-se até 30 de Junho de 1963 o regime estabelecido na alínea f) do artigo 5.º do Decreto-Lei 44507, de 14 de Agosto de 1962.

Art. 5.º Este decreto-lei entra imediatamente em vigor.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 7 de Fevereiro de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Pedro Mário Soares Martinez.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/02/07/plain-275014.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/275014.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1938-10-01 - Decreto 29034 - Ministério do Comércio e Indústria - Instituto Português de Combustíveis

    REGULAMENTA A LEI NUMERO 1947, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1937, RELATIVA A IMPORTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E TRATAMENTO INDUSTRIAL DOS PETRÓLEOS BRUTOS, SEUS DERIVADOS E RESIDUOS.

  • Tem documento Em vigor 1961-11-08 - Decreto-Lei 44016 - Presidência do Conselho

    Promulga disposições destinadas a promover a integração económica nacional.

  • Tem documento Em vigor 1962-08-14 - Decreto-Lei 44507 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro

    Estabelece as restrições quantitativas postas à circulação de mercadorias de origem nacional dentro do espaço português.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda