A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 38/2010, de 17 de Maio

Partilhar:

Sumário

Aprova a minuta do aditamento ao contrato de investimento e ao contrato de concessão de benefícios fiscais que passa a integrar o contrato outorgado em 12 de Julho de 2006 a celebrar entre o Estado Português, a Portucel Soporcel Papel, SGPS, S. A., e a About the Future - Empresa Produtora de Papel, S. A.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2010

Em 12 de Julho de 2006, foi celebrado entre o Estado português, representado pela então API - Agência Portuguesa para o Investimento, E. P. E., actualmente denominada AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.

P. E. (AICEP, E. P. E.), a PORTUCEL - Empresa Produtora de Pasta e Papel, S. A., e a About the Future - Empresa Produtora de Papel, S. A., um contrato de investimento que tem por objecto a construção da unidade fabril desta última sociedade, com uma capacidade instalada não inferior a 500 000 t/ano, para o fabrico de papel fino de impressão e escrita não revestido.

No âmbito deste contrato, para execução do referido projecto de investimento foi aprovada a concessão de benefícios fiscais, nos termos e nas condições do Estatuto dos Benefícios Fiscais e do Decreto-Lei 409/99, de 15 de Outubro.

Entretanto, a Portucel Soporcel Papel, SGPS, S. A., subscreveu integralmente o aumento de capital da About the Future - Empresa Produtora de Papel, S. A., passando a ser sócia maioritária daquela sociedade e tendo formalmente assumido todas as obrigações decorrentes do contrato de investimento.

Na fase de arranque do investimento, verificou-se um significativo aumento da procura internacional das principais matérias-primas necessárias ao fabrico dos equipamentos indispensáveis ao projecto o que originou um agravamento dos preços e um aumento dos respectivos prazos de entrega. Tal realidade teve repercussões no período de investimento e no plano de produção inicialmente previsto, bem como na concretização, dentro dos prazos estipulados, dos objectivos contratualmente em vigor.

Por outro lado, a actual conjuntura económica levou a empresa a rever as suas anteriores previsões quanto aos objectivos de vendas, de forma a adaptá-los às novas circunstâncias do negócio de papel, cuja procura reduziu significativamente.

Tendo em conta as justificações do atraso verificado no início do investimento e a necessidade de, em virtude da actual conjuntura económica, se proceder à revisão dos objectivos contratados, num projecto com a maior relevância para a economia nacional, o Estado português aceitou renegociar o contrato, tendo em vista repor o necessário equilíbrio contratual entre os objectivos estabelecidos e os apoios concedidos.

Em resultado dessa renegociação, a AICEP, E. P. E., propõe um aditamento ao contrato de investimento, bem como ao contrato dos benefícios fiscais e respectivos anexos que fazem parte integrante do mesmo.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Aprovar a minuta do aditamento ao contrato de investimento e ao contrato de concessão de benefícios fiscais e respectivos anexos que passa a integrar o contrato outorgado em 12 de Julho de 2006, e que será celebrado entre o Estado português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P.

E., a Portucel Soporcel Papel, SGPS, S. A., e a About the Future - Empresa Produtora de Papel, S. A.

2 - Determinar que o original do aditamento ao contrato, referido no número anterior, fique arquivado na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P.

E.

3 - Determinar que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Presidência do Conselho de Ministros, 6 de Maio de 2010. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/05/17/plain-274329.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/274329.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-10-15 - Decreto-Lei 409/99 - Ministério das Finanças

    Regulamenta o regime de benefícios fiscais contratuais, condicionados e temporários, susceptíveis de concessão a projectos de investimento em Portugal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda