Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4145/2010, de 9 de Março

Partilhar:

Sumário

Renova a comissão de serviço do Dr. Paulo Gil Lopes Martins no cargo de comandante operacional nacional, do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Texto do documento

Despacho 4145/2010

1 - Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 17.º e na alínea b) do artigo 28.º, ambos do Decreto-Lei 75/2007, de 29 de Março, no n.º 2 do artigo 9.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 42.º e no artigo 43.º, todos do Decreto-Lei 49/2003, de 25 de Março, alterado pelo Decreto-Lei 97/2005, de 16 de Junho, e pelo Decreto-Lei 21/2006, de 2 de Fevereiro, e no uso das competências que me foram delegadas pelo Ministro da Administração Interna, através do n.º 1 do despacho 1715/2010, de 15 de Janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 17, de 26 de Janeiro de 2010, é renovada, por um período de três anos, a comissão de serviço do comandante operacional nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Dr. Paulo Gil Lopes Martins.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

1 de Março de 2010. - O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco

Seixas Duarte Franco.

Curriculum Vitae

Nome: Paulo Gil Lopes Martins.

Data de nascimento: Outubro de 1956, no Estoril.

Educação superior: licenciado em Protecção Civil pela Escola Superior de Tecnologias do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, tendo frequentado o curso de Engenharia de Máquinas do Instituto Superior Técnico.

Cursos de especialização:

Gestão de Emergência; Gestão de Protecção Civil no Nível Municipal; Curso Internacional da União Europeia de Coordenação entre Serviços de Emergência na Área da Protecção Civil; Curso Técnico do Centro Nacional de Prevenção e Protecção contra Incêndios de França; Gestão Avançada de Incêndios Florestais dos Serviços Florestais dos EUA; Curso Superior de Incêndios Florestais da Protecção Civil Francesa; Planeamento e Gestão de Crises; Riscos e Vulnerabilidades.

Entre outros cursos destacam-se:

Curso de Planeamento Civil de Emergência; Comunicação e Interacção com os Media; Comunicação e Jornalismo; Media Training; Prevenção e Salvamento em Acidentes com Aeronaves; Planeamento de Emergência em Estabelecimentos de Ensino; Direcção e Liderança; Aperfeiçoamento Pedagógico de Formadores;

Risco Florestal e Segurança; Meteorologia Aplicada aos Incêndios Florestais;

Segurança contra Radiações na Industria.

Carreira profissional desempenho de funções Em 1983 - inspector regional de bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo; em 1996 - inspector superior-adjunto de bombeiros e 2.º comandante geral operacional; em 1998 - inspector superior de bombeiros; em Fevereiro de 2001 - inspector nacional de bombeiros; em Abril de 2003 - coordenador do Centro Nacional de Operações de Socorro do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil; em 2004 - consultor técnico na Escola Nacional de Bombeiros; em Fevereiro de 2005 - coordenador do Centro Nacional de Operações de Socorro do SNBPC;

em Junho de 2005 - comandante operacional nacional do SNBPC; em Abril de 2007 - comandante operacional nacional da ANPC com funções de direcção e comando ao nível do quadro do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro. Paralelamente, entre outras, foi presidente do Conselho Regional de Bombeiros de LVT, membro do Conselho Superior de Bombeiros e membro do Conselho Geral da Escola Nacional de Bombeiros. Foi delegado do Serviço Nacional de Bombeiros ao Centro de Situação de Protecção Civil, ao Centro Nacional de Operações de Emergência de Protecção Civil, ao Conselho Consultivo para a Autoridade Coordenadora de Segurança da Expo 98 e à Direcção-Geral do Ambiente no âmbito do sistema de informação do ambiente.

Comandou em 1988 a Unidade de Socorro Portuguesa que participou no 1.º Exercício da União Europeia em França.

Coordenou o planeamento dos exercícios de Protecção Civil PROCIV e o Exercício Internacional PT QUAKE'09.

Seminários, palestras, comissões e trabalhos publicados:

Participou em 102 seminários e foi palestrante em 87 conferências em Portugal e no estrangeiro. Participou em 51 comissões e grupos de trabalho em representação do Serviço Nacional de Bombeiros, do Ministério da Administração Interna e do Ministério do Planeamento e da Administração do Território. Fez ou faz parte das Comissões Técnicas de Segurança de Pessoas e Bens nas travessias do Tejo; CT de Transportes Colectivos Regulares de Passageiros; CT de Transportes de Mercadorias Perigosas; da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento; da CT de Revisão do Plano de Coordenação e Cooperação das Forças e Serviços de Segurança; da CT Segurança da Ponte 25 de Abril; da CT NRBQ da protecção civil; da CT Permanente de Acompanhamento INEM/Bombeiros; da CT para a formação de bombeiros e protecção civil; e da Comissão interministerial para a busca e salvamento no mar. Tem 11 trabalhos publicados no âmbito da protecção civil e socorro.

Actividade como formador:

Formador convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto na licenciatura do Ambiente, do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa nas pós-graduações de Higiene e Segurança no Trabalho, da Escola Nacional de Bombeiros nas áreas de Incêndios Florestais e da Protecção Civil, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa na licenciatura do Ambiente nas áreas dos Riscos Naturais e Tecnológicos.

Outras:

Perito da União Europeia de Incêndios Florestais. Várias missões oficiais no estrangeiro (EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Itália, Brasil, Canadá, Espanha, Rússia, Holanda, Áustria, Suécia e Chile). Possui 22 condecorações nacionais e 4 estrangeiras, 3 reconhecimentos 1 dos quais de Estado de S.

Paulo no Brasil, e 8 louvores, dos quais 2 colectivos do Ministério da Administração Interna, 1 individual do Ministro da Administração Interna e 2 individuais do Secretário de Estado da Protecção Civil.

202977191

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/03/09/plain-270900.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/270900.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-03-25 - Decreto-Lei 49/2003 - Ministério da Administração Interna

    Cria o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, definindo a sua natureza, orgânica, competências, atribuições, órgãos e serviços. Extingue o Serviço Nacional de Bombeiros e o Serviço Nacional de Protecção Civil e a Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais.

  • Tem documento Em vigor 2005-06-16 - Decreto-Lei 97/2005 - Ministério da Administração Interna

    Altera o Decreto-Lei n.º 49/2003, de 25 de Março, (cria o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e extingue o Serviço Nacional de Bombeiros e o Serviço Nacional de Protecção Civil) relativamente às atribuições do Centro Nacional de Operações de Socorro e às dos Centros Distritais de Operações de Socorro, bem como às do seus dirigentes e respectivo estatuto remuneratório.

  • Tem documento Em vigor 2006-02-02 - Decreto-Lei 21/2006 - Ministério da Administração Interna

    Altera a orgânica do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 49/2003, de 25 de Março, no concernente às estruturas do Centro Nacional de Operações de Socorro e respectivos centros distritais, que passam agora a designar-se, respectivamente, Comando Nacional de Operações de Socorro e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-29 - Decreto-Lei 75/2007 - Ministério da Administração Interna

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda