A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43287, de 3 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as condições em que é autorizada a Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos a realizar, com o material de sondagens que lhe está atribuído, pesquisas e captações de águas subterrâneas para fins exclusivamente agrícolas.

Texto do documento

Decreto-Lei 43287

No decorrer dos últimos dez anos, tem a Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos prestado intensa colaboração à lavoura, por intermédio dos respectivos grémios, na pesquisa e captação de águas subterrâneas para fins agrícolas, colocando ao seu serviço as sondas e o pessoal especializado de que dispõe e facultando-lhe a respectiva assistência técnica. Realizaram os serviços, nesse período, 300 sondagens, para 120 proprietários, associados de 7 grémios da lavoura.

É à luz desta experiência que se reconhece a necessidade de actualizar as disposições do regulamento anexo ao Decreto 21413, de 13 de Junho de 1932, e, especialmente, de criar um fundo de conservação e renovação do material de sondagens hidrogeológicas da Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É autorizada a Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos a realizar, com o material de sondagens que lhe está atribuído, pesquisas e captações de águas subterrâneas para fins exclusivamente agrícolas que lhe sejam requeridos:

a) Por outros departamentos do Estado, pelos corpos administrativos e pessoas colectivas de utilidade pública administrativa;

b) Por associados dos grémios da lavoura, por intermédio destes.

Art. 2.º Os trabalhos serão feitos sob inteira e exclusiva direcção do serviço competente da Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, sendo vedado aos interessados interferir neles.

Art. 3.º Serão de conta das entidades a quem os serviços forem prestados todas as despesas com o transporte do material na ida e no regresso, o transporte do pessoal especializado, seus vencimentos, salários, abono de família, ajudas de custo e subsídios de marcha, os salários e abono de família do pessoal jornaleiro, os combustíveis e lubrificantes e, bem assim, todo o material que seja incorporado nos furos e nas captações e o de uso corrente que se inutilize no serviço.

§ único. Exceptuam-se as despesas resultantes das avarias no material, da perda ou quebra de ferramentas e do seu desgaste e o custo da tubagem que for retirada dos furos.

Art. 4.º As despesas referidas no corpo do artigo anterior são acrescidas da percentagem de 30 por cento, a qual constituirá o fundo de conservação e renovação do material de sondagens hidrogeológicas e será depositada na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência à ordem da Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos.

§ 1.º Os depósitos que constituem o fundo de conservação e renovação destinam-se exclusivamente a beneficiar e substituir o equipamento a que se refere o presente diploma, depreciado com o uso ou com o progresso da técnica.

§ 2.º A utilização das importâncias depositadas neste fundo será feita através do Orçamento Geral do Estado, devendo a Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos entregar nos cofres públicos, como reembolso, a quantia a aplicar, para servir de contrapartida a dotação de igual montante a inscrever no respectivo orçamento de despesas consignado à mesma Direcção-Geral.

Art. 5.º Para ocorrer às despesas referidas nos artigos 3.º e 4.º as entidades interessadas depositarão prèviamente nos cofres do Tesouro as importâncias computadas necessárias pela Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, à qual compete processar as respectivas guias de operações de tesouraria e a elaboração das contas correntes com aquelas entidades, que lhe remeterão para este efeito um exemplar das referidas guias tendo averbado o pagamento.

Art. 6.º As verbas necessárias para satisfação de todas as despesas motivadas pela manutenção, conservação e renovação do material serão inscritas no orçamento de despesa do Ministério das Obras Públicas, no capítulo relativo à Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 3 de Novembro de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/11/03/plain-268166.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268166.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-08-16 - Decreto 45194 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Transfere verbas dentro dos orçamentos de encargos gerais da Nação e dos Ministérios do Interior, do Exército, da Marinha, do Ultramar, da Educação Nacional e das Corporações e Previdência Social e abre créditos destinados a reforçar verbas insuficientemente dotadas e a prover a realização de despesas não previstas no Orçamento Geral do Estado em vigor - Introduz alterações em várias rubricas dos orçamentos dos Ministérios das Obras Públicas, da Educação Nacional, da Economia e da Saúde e Assistência e do o (...)

  • Tem documento Em vigor 1964-12-10 - Decreto 46072 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Transfere verbas dentro dos orçamentos dos Encargos Gerais da Nação e dos Ministérios do Interior, da Justiça, da Marinha, dos Negócios Estrangeiros, das Obras Públicas, da Economia e das Corporações e Previdência Social e abre créditos no Ministério das Finanças destinados a reforçar verbas insuficientemente dotadas e a prover à realização de despesas não previstas no Orçamento Geral do Estado em vigor - Introduz alterações em várias rubricas do orçamento do Ministério da Justiça e dos orçamentos privativo (...)

  • Tem documento Em vigor 1977-09-10 - Decreto-Lei 383/77 - Ministério das Obras Públicas

    Aprova a Lei Orgânica da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda