A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 195/2010, de 6 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Nomeia o licenciado Eduardo Dias Sequeira para exercer as funções de subdirector-geral do Orçamento.

Texto do documento

Despacho 195/2010

Nos termos do artigo 19.º, n.º 3, da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, é nomeado o licenciado Eduardo Dias Sequeira para exercer as funções de subdirector-geral do Orçamento.

22 de Dezembro de 2009. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

Nota curricular

I - Dados pessoais:

Eduardo Dias Sequeira, nascido a 13 de Outubro de 1952, natural de Albufeira, casado.

II - Habilitações Académicas:

Licenciatura em Finanças pelo ex-Instituto Superior de Economia de Lisboa (1974/75), com média final de 15 valores.

III - Formação Complementar:

Participação em inúmeras acções de formação, conferências e seminários nacionais e internacionais, nos domínios de pessoal; organização e gestão; planeamento;

auditoria e tecnologias de informação e de gestão orçamental pública.

Frequência de um estágio na Alemanha sobre a problemática da organização e gestão de pessoal da Administração Regional e Local.

Estágio em Inglaterra, no âmbito do "Estudo da estrutura e funcionamento dos meios de informação social e da promoção do diálogo entre a Administração e o público".

Mais recentemente e na sequência das profundas alterações legislativas que têm vindo a ser introduzidas na A.P., será de destacar a participação nas seguintes acções de formação neste triénio:

Seminário "Modernizar o Emprego Público: Que percursos? Que soluções? (DGAEP) "Modernização, Desenvolvimento e Competitividade" - 5.º Congresso Nacional da AP.(INA).

Workshop: "O Novo Regime de Vinculação de Carreiras e Remunerações". (DGO) Seminário: "SIADAP" - Competências e desafios do CCA"

(INA) "Modernização da Administração Pública e o seu impacto na competividade" (CE) Seminário: "Novas perspectivas na contratação pública"

(TC) O Código dos Contratos Públicos (SGMFAP) O Novo regime da responsabilidade extra contratual do Estado (SGMFAP).

Gestão de Equipas (EUROGROUP) Desenvolvimento de Liderança (EUROGROUP) IV - Percurso Profissional Docente do ensino secundário de 1974 a 1979, ano em que foi colocado como professor agregado.

Na Carreira Técnica Superior:

Técnico de organização e recursos humanos do Gabinete de Organização e Métodos do então Ministério do Comércio e Turismo (1979) Enquanto técnico de organização e recursos humanos prestei colaboração directa à Comissão de Racionalização de Efectivos da Administração Pública.

Técnico superior de 1.ª classe do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP), tendo transitado, por extinção do GEP, para o Gabinete de Estudos e Coordenação da Reforma administrativa (GECRA).

Técnico Superior Principal da ex-Direcção-Geral da Contabilidade Pública (DGCP), em 1989, por concurso.

Assessor de Orçamento e Conta Principal da Direcção-Geral do Orçamento, desde 1990, tendo transitado para a carreira de técnico superior, por força da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro.

Em Cargos dirigentes:

Director de Serviços Administrativos e Financeiros do então Serviço Nacional de Bombeiros, na sequência de concurso público.

Chefe de Divisão de Contabilidade e posteriormente Director de Contabilidade da ex-DGCP, chefiando a 5.ª Delegação, junto do Ministério da Justiça.

Subdirector-Geral do Orçamento desde 1995, tendo exercido o cargo de Director-Geral, em regime de substituição, de 1995-09-09 a 1996-03-18.

Desempenho dos seguintes cargos:

Membro da Comissão de Fiscalização dos serviços Sociais do Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais dos ex-MQE e MSSS.

Vogal do Conselho Fiscal da Margueira - Sociedade Gestora de fundos.

Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Orçamento, nos períodos de 1993-12-07 a 1995-08-01 e de 2002-04-08 a 2004-07-16.

Ao longo da carreira foi indigitado como representante pelos Organismos em que esteve colocado, bem como directamente pelos membros do Governo para fazer parte de outras Comissões e Grupos de Trabalho, sendo de relevar, atentas as suas repercussões, a participação activa no âmbito de:

Grupo de trabalho sob a coordenação do Prof. Vital Moreira, de que resultou o "Relatório e proposta de Lei-Quadro sobre os Institutos Públicos", presente ao Governo em 2001 Estrutura de Coordenação da Reforma da Despesa Pública (ECORDEP), cujo Relatório com o "Programa da Reforma da Despesa Pública" foi igualmente presente ao Governo em 2001.

Comissão de Revisão do sistema de Carreiras e Remunerações dos Funcionários Públicos e demais Servidores do Estado (Desp. Conj. N.º 793/2005, de Suas Excelências o Primeiro Ministro e Ministro de Estado e das Finanças), criada na sequência da RCM n.º 109/2005, de 30 de Junho.

V - Actividade Profissional mais relevante:

Nos Organismos onde exerceu funções procurou desenvolver actividades centradas nas áreas financeiras, de recursos humanos, programação e de coordenação e controlo.

Na DGO participação, muito em especial, em actividades no âmbito da preparação e controlo da execução do orçamento do Estado; análise de diplomas e elaboração de estudos e pareceres, bem como avaliação do impacto das decisões em termos de finanças públicas.

VI - Publicações:

Co-autor do "Manual para Racionalização dos Efectivos na Administração Pública", publicado pelo então CICTRA e do estudo sobre "Salários reais na Função Pública - recuperação do poder de compra e indexação salarial", bem como de uma "Reflexão sobre o Papel das Secretarias-Gerais". Igualmente autor e co-autor de outros estudos, que foram objecto de publicação na Revista da Administração Pública, designadamente o "Sistema de Relação Administração/Administrados na Grã-Bretanha"; a "Problematização para um estudo de indicadores de produtividade dos serviços"; o "Redimensionamento do campo Específico da Administração Pública", e "A Praxiologia da desburocratização".

202733689

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/01/06/plain-267492.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/267492.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda