A) Frente da nota
Na cor castanho-avermelhada: o retrato de D. João II, à direita da nota; os letreiros «Banco de Portugal», «Quinhentos Escudos», «Ouro» e «Ch. 10»; o escudo nacional; uma rosácea, no canto inferior esquerdo; três rosáceas, envolvendo, cada uma, um número «500», nos restantes três cantos da nota; e um ornato que envolve a marca de água pela parte superior, pela esquerda e pela parte inferior.Nos vários elementos descritos empregam-se dois tons de tinta castanho-avermelhada.
Em muitas cores: a reprodução de um mapa antigo da costa de África, no centro da nota, e uma estilização da rosa-dos-ventos como fundo do retrato de D. João II. Estes desenhos apresentam as cores azul, verde, vermelha, castanha e sépia. A rosa-dos-ventos é envolvida por um ornato circular, fortemente corado do lado direito com losangos verdes e vermelhos. As margens da nota são coradas por traços ondulados paralelos.
B) Verso da nota
Nas cores castanho-escura e vermelha: os números «500» e respectivos ornatos, nos dois cantos superiores da nota, e o grupo escultórico central.Nas cores vermelha e verde: os letreiros «Banco de Portugal» e «Quinhentos Escudos» e o número «500», com o respectivo ornato, no canto inferior esquerdo.
Nas cores castanho-escura e verde: a rosácea do canta inferior direito da nota.
Em muitas cores: os restantes desenhos da nota são constituídos pela reprodução de um mapa antigo da costa de África e por uma rosa-dos-ventos. Estes desenhos são impressos, apresentando as cores azul, verde, vermelha, castanha e sépia. As margens da nota são coradas, com traços ondulados paralelos, alternadamente vermelho e sépia.
C) Marca de água e filete
A marca de água é a reprodução do retrato impresso na frente da nota.O filete é um traço descontínuo, visível à transparência.
Direcção-Geral da Fazenda Pública, 28 de Abril de 1966. - O Director-Geral, António
Cândido Mouteira Guerreiro.