A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 45211, de 23 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Cria e integra no Museu da Marinha um centro científico e cultural denominado «Planetário Calouste Gulbenkian».

Texto do documento

Decreto-Lei 45211

Decidiu a Fundação Calouste Gulbenkian, prestando assim mais uma valiosa contribuição para o desenvolvimento da cultura nacional, doar ao Estado o equipamento de um planetário, a integrar no Museu de Marinha, de harmonia com o plano geral aprovado, tomando o Estado à sua conta a sua instalação e subsequente funcionamento.

Aceite a doação, ao abrigo do Decreto-Lei 31156, de 3 de Março de 1941, torna-se necessário definir o regime de movimentação dos respectivos fundos.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criado e integrado no Museu de Marinha um centro científico e cultural denominado «Planetário Calouste Gulbenkian», cujo equipamento será totalmente custeado por força da doação de 7700 contos efectuada para tal fim pela Fundação Calouste Gulbenkian, tomando o Estado à sua conta as obras necessárias para a sua instalação e as subsequentes despesas de manutenção e funcionamento do planetário.

§ único. Sem prejuízo do disposto no artigo 5.º, a doação da Fundação Calouste Gulbenkian efectivar-se-á, até ao referido limite de 7700 contos, à medida que o pagamento do preço do equipamento tenha de ser realizado de acordo com o respectivo contrato de fornecimento.

Art. 2.º A Delegação das Novas Instalações para os Serviços Públicos, da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, de acordo com a Fundação Calouste Gulbenkian e ouvido o Ministério da Marinha, elaborará os estudos e projectos necessários, a submeter à aprovação do Ministro das Obras Públicas, e promoverá a sua execução.

Art. 3.º As despesas a efectuar com as obras a cargo do Estado, nos termos do artigo 1.º, incluindo a elaboração dos estudos e projectos, não excederão o montante global de 4000 contos, e serão custeadas pelo Tesouro, com a comparticipação de 1000 contos do Fundo de Desemprego.

§ único. O Ministro das Finanças assegurará a inscrição das dotações necessárias para a realização integral do empreendimento em artigo próprio do orçamento da despesa extraordinária do Ministério das Obras Públicas, tendo em atenção o disposto no artigo seguinte.

Art. 4.º Os montantes globais das despesas a efectuar não poderão exceder no ano corrente as importâncias de 2000 contos para a construção e 4000 contos para o equipamento, e no ano de 1964 as importâncias de 2000 contos e 3700 contos, respectivamente, acrescidas dos saldos eventualmente verificados nas importâncias atribuídas ao corrente ano.

§ único. O Fundo de Desemprego entregará nos cofres do Estado a importância da sua comparticipação em duas prestações de 500 contos, correspondentes ao ano em curso e ao de 1964.

Art. 5.º As despesas que, nos termos do artigo 4.º, o Tesouro tiver de satisfazer no ano corrente de 1963 serão liquidadas mediante abonos suplementares da Fundação;

esses abonos serão integralmente reembolsados até ao fim de 1964, de acordo com um plano a aprovar pelo Ministro das Finanças.

Art. 6.º As contribuições da Fundação serão escrituradas em conta de operações de tesouraria, passando para receita efectiva do Estado à medida que as despesas forem autorizadas.

Art. 7.º A Delegação das Novas Instalações para os Serviços Públicos inscreverá no seu orçamento privativo as competentes dotações, para aplicação das verbas destinadas ao empreendimento, nos termos do presente decreto-lei.

§ único. As despesas realizar-se-ão sem dependência de quaisquer formalidades legais, incluindo o visto do Tribunal de Contas, ficando apenas sujeitas, para a sua legitimação, ao visto dos Ministros das Finanças e das Obras Públicas.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 23 de Agosto de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Pedro Mário Soares Martinez.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/08/23/plain-262495.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/262495.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1941-03-03 - Decreto-Lei 31156 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Atribui exclusivamente ao Ministro das Finanças a competência para decidir sobre a aceitação de heranças legados e doações instituídos a favor do estado, propriamente, ou de qualquer dos seus serviços, estabelecimentos ou organismos.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-13 - Decreto 45243 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério das Obras Públicas, para ser inscrito no orçamento vigente do segundo dos mencionados Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1964-05-25 - Decreto 45728 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Transfere verbas dentro dos orçamentos dos Ministérios das Finanças, do Interior, das Obras Públicas e da Educação Nacional e abre créditos destinados a reforçar verbas insuficientemente dotadas e a prover à realização de despesas não previstas no Orçamento Geral do Estado em vigor - Introduz alterações em várias rubricas dos orçamentos dos Ministérios da Justiça, da Educação Nacional e da Saúde e Assistência.

  • Tem documento Em vigor 1964-09-18 - Decreto-Lei 45932 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Concede os meios indispensáveis ao funcionamento e manutenção do Planetário Calouste Gulbenkian, integrado no Museu de Marinha, e introduz alterações na lotação do pessoal civil do mesmo Museu.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda