A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 45397, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Torna aplicável à Junta de Colonização Interna o disposto nos artigos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 6.º do Decreto-Lei n.º 44482 (regime de aluguer de material circulante pesado e maquinaria aos empresários agrícolas).

Texto do documento

Decreto-Lei 45397

No sentido de promover a racional motomecanização da exploração agro-pecuária e florestal, foi publicado em 26 de Julho de 1962 o Decreto-Lei 44482, que facultou à Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e ao Fundo de Fomento Florestal e Aquícola a possibilidade de cederem, por aluguer, o material circulante pesado e a maquinaria de que disponham. Com esta medida, permitiu-se a utilização aos empresários agrícolas, especialmente no sector florestal, de algumas máquinas e viaturas, que, de outro modo, só difìcilmente poderiam ser utilizadas.

Sucede, porém, que também a Junta de Colonização Interna dispõe hoje de maquinaria, por virtude da sua actividade. E assim, nos períodos em que os serviços a possam dispensar, deve tal maquinaria ser posta ao dispor dos empresários agrícolas, através de regime de aluguer idêntico ao já facultado à Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, prosseguindo-se o objectivo de extrair de um capital da Nação o máximo rendimento útil e dar mais outro passo no sentido da desejável reconversão da economia agrícola.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Aplica-se à Junta de Colonização Interna o disposto nos artigos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 6.º do Decreto-Lei 44482, de 26 de Julho de 1962.

Art. 2.º As importâncias cobradas pelo aluguer de material constituem receita do Fundo de Melhoramentos Agrícolas.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 30 de Novembro de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Luís Le Cocq de Albuquerque de Azevedo Coutinho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/11/30/plain-261458.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/261458.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1962-07-26 - Decreto-Lei 44482 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Agricultura - Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas

    Autoriza a Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e o Fundo de Fomento Florestal e Aquícola a cederem por aluguer, através dos seus organismos centrais e regionais, material circulante pesado e maquinaria de que disponham.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda