Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 240/2016, de 13 de Maio

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria, NIM 09637880, António Gualdino Ventura Moura Pinto

Texto do documento

Louvor 240/2016

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 09637880, António Gualdino Ventura Moura Pinto pelo seu extraordinário e relevante desempenho no Estado-Maior-General das Forças Armadas, nas funções de Comandante do QuartelGeneral de Operações Especiais (QGOE) e a partir de julho de 2015, Comandante da Célula de Planeamento de Operações Especiais (CPOE), no período de 11 de agosto 2014 a 31 de janeiro 2016.

O Coronel Moura Pinto vai passar à situação de reserva a seu pedido, após uma carreira plena de atividade, na área operacional e na área de EstadoMaior. O desempenho de funções de Comando e Chefia ao longo da sua carreira proporcionoulhe um vasto leque de experiências que foram fundamentais para o seu excecional desempenho no período final da sua carreira ativa, onde se destacam as funções que desempenhou no Centro de Instrução de Operações Especiais e nos cinco anos como Advisor para as Operações Especiais no Comando NATO em Portugal, CINCIBERLANT. Revelando um desempenho excecional como Comandante da Componente de Operações Especiais e como Conselheiro de S. Ex.ª o General CEMGFA para as Operações Especiais.

Oficial com reconhecida capacidade de trabalho, elevado espírito de iniciativa e muito perseverante na defesa das suas convicções, pautou o seu comando pelo exemplo e uma postura militar irrepreensível a todos os níveis, demonstrando ainda uma permanente preocupação na valorização técnica e profissional dos militares do seu EstadoMaior, bem como na projeção nacional e internacional quer do QGOE/CPOE, quer das Forças de Operações Especiais Portuguesas. Como Comandante do QGOE/CPOE é de relevar o conjunto de iniciativas por si desenvolvidas no intuito da participação ativa e o mais sistemática possível, nas reuniões e fóruns realizados no âmbito das Forças de Operações Especiais da NATO e da EU e os decorrentes das Relações Bilaterais nesta área de atuação militar, designadamente o planeamento e realização do Seminário de Operações Especiais da União Europeia no CCOM, a participação na Reunião Bilateral, no âmbito do NDPP e a participação no SOF Symposium do NSHQ.

Neste âmbito, é de toda a justiça relevar o conjunto de atividades desenvolvidas, nomeadamente o Comando da Componente de Operações Especiais no Exercício do Exército “ORION 15”, no Exercício do Comando Operacional da Madeira “ZARCO 152” e Oficial de Segurança no Exercício “TRJE 15”. A realização do treino conjunto orientado para a Missão do Sniper Training Team (STT) e a colaboração na projeção e retração da STT e FAC TT, a realização de um Estágio sobre Informações no âmbito das Operações Especiais, para os militares a projetar para a Resolute Support Mission, a realização/participação no Curso de TEO, ministrado por elementos do SOCEUR.

Pelo seu extraordinário desempenho acima referido, bem como pelo conjunto de qualidades pessoais e profissionais reveladas, o brio profissional, o permanente exemplo que se constituiu para todos os que com ele tiveram o privilégio de privar, louvo o Coronel Moura Pinto, devendo os serviços por si prestados ser creditados como extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o País.

26 de janeiro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das

Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

209556676

ADMINISTRAÇÃO INTERNA

Gabinete da Ministra

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2600152.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda