Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 14891580, José Pedro Simões Contente Fernandes, pela extraordinária competência, espírito de missão e inexcedível zelo com que ao longo de uma comissão de três anos e dois meses prestou relevantes serviços como Chefe da “Capability Planning & Intel Sharing Section” da “Intelligence Division” do “International Military Staff”, IMS INT do QuartelGeneral da OTAN.
Oficial detentor de sólida formação militar e vasta experiência profissional, dotado de relevantes qualidades militares de que se destaca um apurado sentido do dever e da disciplina, distinguiu-se pela forma metódica e objetiva como desempenhou as suas tarefas, tendo a sua ação merecido repetidos e rasgados elogios e obtido inequívoco prestígio no seio do IMS. Em resultado das suas reconhecidas competências, foi ao longo da sua comissão desempenhando outras funções, das quais se destacam a de “Executive Officer” da IMS INT, responsável pela gestão diária da Divisão, assegurando a representação do Diretor, a ligação com os gabinetes do Diretor General IMS e do Chairman Military Committee, a administração do pessoal bem como a atribuição de tarefas às respetivas secções, tendo mais recentemente exercido as funções de Chefe interino do “Intelligence Policy Branch”.
O seu espírito de iniciativa e de cooperação, a competência profissional e uma efetiva capacidade de liderança foram atributos comprovados enquanto responsável pela coordenação de importantes projetos OTAN. Neste âmbito foi nomeado Chairman do “NATO Biometrics Programme of Work Coordination Group”, entidade de aconselhamento para o Comité Militar, com responsabilidades no estabelecimento de capacidades “Human Networks Analysis in Support of Targeting” para a Aliança através do recurso à normalização e interoperabilidade entre as estruturas de comando OTAN. No seguimento da declaração da Cimeira de Gales, e com vista a dar resposta aos desafios colocados à Aliança pelo ambiente de segurança internacional, teve enquanto responsável pela “Intel Sharing Section” do IMS INT um papel fulcral na definição de políticas de partilha de informação e segurança entre entidades OTAN e nãoOTAN. Contribuiu para a definição de soluções consensuais em ambiente internacional, constituindo-se como um reconhecido especialista em assuntos de elevada criticidade no seio da comunidade das Informações do QuartelGeneral da OTAN, colaborando de uma forma regular com as estruturas dirigentes do ACT, SHAPE e do “Emerging Security Challenges Division”. Apesar de colocado em funções internacionais nunca descurou o interesse nacional, observado através de um apurado sentido de lealdade, demonstrando também total disponibilidade para contribuir para o trabalho da Missão Militar Portuguesa na OTAN. O seu entusiasmo, determinação e rigor granjearamlhe respeito e trouxeram prestígio às Forças Armadas Portuguesas, atestando a sua capacidade para servir nas diferentes circunstâncias e firmando-se como um Oficial de elevado mérito.
Pela forma altamente profissional e excecional zelo com que de-sempenhou as suas funções como Chefe da “Capability Planning & Intel Sharing Section” da “Intelligence Division” do “International Military Staff” do QuartelGeneral da OTAN, tendo elevado através do seu esforço o prestígio de Portugal é de inteira justiça reconhecer publicamente os serviços prestados pelo Coronel Contente Fernandes, que qualifico de extraordinários, relevantes e distintos, deles resultando honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
4 de janeiro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças
Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
209554878