Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 46104, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Insere disposições relativas ao recenseamento dos militares que hajam sido destacados da metrópole para prestarem serviço nas províncias ultramarinas - Permite aos governadores das províncias ultramarinas, sob proposta dos comandantes das regiões militares, autorizar que nas unidades operacionais estacionadas fora das sedes dos concelhos, circunscrições ou postos administrativos das mesmas províncias funcionem secções de voto, para permitir que intervenham na eleição dos Deputados à Assembleia Nacional militares portadores de certidão de eleitor.

Texto do documento

Decreto-Lei 46104

Em face da Lei 2015, de 28 de Maio de 1946, os recrutas ou praças que estiverem a prestar serviço militar obrigatório serão inscritos no recenseamento do concelho ou bairro onde residiam antes de alistados e os oficiais e sargentos, como a generalidade dos eleitores, serão recenseados no concelho ou bairro onde tenham residência efectiva à data em que se proceda à inscrição, a qual deverá ser promovida pelos dirigentes das respectivas unidades.

Quanto ao exercício do direito de voto, só poderá verificar-se no círculo eleitoral onde os cidadãos se encontrem inscritos, conforme prescreve o Decreto-Lei 37585, de 18 de Outubro de 1949.

As disposições legais em vigor não se coadunam, porém, neste aspecto, com as circunstâncias especiais derivadas das operações militares ou das simples medidas preventivas ocasionadas pela acção desenvolvida em territórios limítrofes das nossas províncias ultramarinas.

Assim:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º As relações a que se refere o artigo 14.º da Lei 2015, de 28 de Maio de 1946, de oficiais e graduados, e de praças, que hajam sido destacados da metrópole para prestar serviço nas províncias ultramarinas, serão elaboradas pelas unidades mobilizadoras metropolitanas e enviadas à comissão recenseadora do concelho ou bairro onde tinham residência efectiva antes de destacados ou alistados, respectivamente.

Art. 2.º O preceituado no artigo único do Decreto-Lei 37585, de 28 de Outubro de 1949, não é aplicável aos militares a que se refere o artigo anterior.

Art. 3.º Nas unidades operacionais estacionadas fora das sedes dos concelhos, circunscrições ou postos administrativos das províncias ultramarinas podem os governadores das províncias ou dos distritos, sob proposta dos comandantes das regiões militares, autorizar que funcionem secções de voto, para permitir que intervenham na eleição dos Deputados à Assembleia Nacional militares portadores de certidão de eleitor.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 24 de Dezembro de 1964. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1964/12/24/plain-257457.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/257457.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1946-05-28 - Lei 2015 - Presidência da República - Secretaria

    Promulga as normas a observar no recenseamento eleitoral para a eleição do Presidente da República e da Assembleia da República - Revoga os decretos-leis n.os 15095, de 2 de Março de 1928, e 23406, de 27 de Dezembro de 1933, a portaria n.º 7799, de 3 de Abril de 1934, o decreto-lei n.º 24897, de 10 de janeiro de 1935, e o artigo 2.º do decreto-lei n.º 34938, de 22 de Setembro de 1945.

  • Tem documento Em vigor 1949-10-18 - Decreto-Lei 37585 - Ministérios do Interior e das Colónias

    Estabelece que, para efeito da eleição dos Deputados à Assembleia Nacional, os eleitores munidos da certidão a que se refere o artigo 59.º do Decreto-Lei n.º 37570, de 3 de Outubro de 1949, só podem ser admitidos a votar em qualquer assembleia ou secção de voto do círculo eleitoral por cuja área se encontrem licenciados.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda