A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 46059, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Cria a especialidade de cirurgia plástica e reconstrutiva, a integrar no quadro das especialidades reconhecidas pelo artigo 25.º do Estatuto da Ordem dos Médicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 40651 de 21 de Junho de 1956.

Texto do documento

Decreto 46059

No artigo 25.º do Estatuto da Ordem dos Médicos, aprovado pelo Decreto-Lei 40651, de 21 de Junho de 1956, fixou-se o quadro das especialidades médicas legalmente reconhecidas, prevendo-se no artigo 26.º a sua extensão à medida que a evolução da medicina o exigir.

Ao abrigo do mencionado artigo 26.º, o conselho geral da Ordem dos Médicos propôs ao Governo a criação da especialidade de cirurgia plástica e reconstrutiva por se tratar de um ramo de Medicina que em toda a parte constitui uma especialização com vida e métodos próprios, perfeitamente individualizada e com o mais largo alcance humano e social.

Considerando que a proposta obteve parecer favorável da Junta Nacional de Educação, ouvidas as Faculdades de Medicina de Lisboa, Porto e Coimbra;

Considerando, por outro lado, que, como pondera o conselho geral da Ordem dos Médicos, não é viável fazer depender de provas as primeiras inscrições na nova especialidade por não ser possível constituir o júri previsto no artigo 22.º do Estatuto da Ordem, dada a carência de professores da especialidade e de especialistas;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º É criada a especialidade de cirurgia plástica e reconstrutiva, que, para todos os efeitos, passa a considerar-se integrada no quadro das especialidades reconhecidas pelo artigo 25.º do Estatuto da Ordem dos Médicos, aprovado pelo Decreto-Lei 40651, de 21 de Junho de 1956.

§ único. É permitida a acumulação da especialidade de cirurgia plástica e reconstrutiva com a de cirurgia geral ou a de ortopedia.

Art. 2.º As inscrições na especialidade de cirurgia plástica e reconstrutiva serão efectuadas em conformidade com o disposto na secção II do capítulo II do Estatuto da Ordem dos Médicos.

§ 1.º Aos candidatos ao título de especialistas reconhecido por este diploma é exigido:

a) Estágio de um ano em medicina geral;

b) Dois anos de estágio em cirurgia geral;

c) Três anos de estágio na especialidade ou de prática com cirurgião reconhecidamente idóneo em cirurgia plástica ou reconstrutiva;

d) A execução, com êxito, do número de operações que vier a ser estabelecido pela Ordem dos Médicos.

§ 2.º Não é permitida a acumulação dos estágios.

Art. 3.º (transitório). Enquanto não for possível constituir para esta especialidade o júri a que se refere o artigo 22.º do Estatuto da Ordem dos Médicos, aprovado pelo Decreto-Lei 40651, de 21 de Junho de 1956, é permitida a inscrição dos primeiros especialistas por consenso do conselho geral da Ordem dos Médicos, em face do curriculum vitae dos candidatos ao título.

§ único. Para o efeito do disposto no corpo deste artigo, os candidatos deverão requerer ao conselho geral da Ordem, no prazo de seis meses, a sua inscrição como especialistas, instruindo o requerimento com os elementos de prova das suas habilitações pertinentes para o efeito.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 2 de Dezembro de 1964. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Inocêncio Galvão Teles - José João Gonçalves de Proença.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1964/12/02/plain-257239.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/257239.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda