Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 14398/2009, de 26 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina que os contratos-programa celebrados entre o Estado e as Associações Humanitárias de Bombeiros de Crestuma, Loriga e Vila do Bispo ficam excepcionados da limitação prevista no n.º 2 do despacho conjunto n.º 752/2005, de 2 de Setembro, tendo em vista a celebração de adendas aos respectivos contratos-programa.

Texto do documento

Despacho 14398/2009

Através do despacho conjunto 752/2005, de 2 de Setembro, foram revogadas as normas que regulavam o programa de financiamento do Estado às associações humanitárias de bombeiros para obras de reparação, remodelação e ampliação nas instalações existentes ou para obras de construção de novas instalações em terreno de sua propriedade, previstas no despacho 999/2003, de 9 de Janeiro, e, bem assim, foi criado um regime transitório para apoiar as obras então em curso, ou cujo contrato-programa já tivesse sido celebrado, mantendo-se, neste caso, o modelo de financiamento anterior mas inviabilizando-se qualquer apoio adicional ao referido contrato, até à definição das novas regras de apoio financeiro.

Neste sentido, foi definido o programa de apoio infra-estrutural para beneficiação, ampliação e construção de edifícios operacionais para os corpos de bombeiros detidos pelas associações humanitárias ou pelas autarquias, nos termos previstos na Portaria 1562/2007, de 11 de Dezembro, com as alterações introduzidas pela Portaria 156/2009, de 10 de Fevereiro.

Tendo em vista a conclusão das obras em alguns quartéis de bombeiros, de forma a garantir o mérito dos apoios públicos já realizados, torna-se indispensável celebrar adendas aos respectivos contratos-programa, com fundamento em erros e omissões dos projectos, em problemas geotécnicos ou na incapacidade de as associações humanitárias de bombeiros fazerem face aos encargos necessários à conclusão da obra, o que se irá traduzir num acréscimo de encargos para o Estado.

Assim, no uso das competências que me estão delegadas pelo despacho 5282/2008, do Ministro da Administração Interna, de 1 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 41, de 27 de Fevereiro de 2008, determino o seguinte:

1 - Os contratos-programa celebrados entre o Estado e as Associações Humanitárias de Bombeiros de Crestuma, Loriga e Vila do Bispo ficam excepcionados da limitação prevista no n.º 2 do despacho conjunto 752/2005, de 2 de Setembro, tendo em vista a celebração de adendas aos respectivos contratos-programa.

2 - A comparticipação financeira adicional do Estado, para cada uma daquelas associações humanitárias de bombeiros, será assegurada até 170 mil euros, garantindo-se a inscrição daquela verba no PIDDAC do Ministério da Administração Interna em 2009 e 2010.

3 - As adendas a estes três contratos-programa devem garantir exclusivamente a funcionalidade das estruturas operacionais de cada quartel de bombeiros.

4 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

15 de Junho de 2009. - O Secretário de Estado da Protecção Civil, José

Miguel Abreu de Figueiredo Medeiros.

201929383

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/06/26/plain-255393.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/255393.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-12-11 - Portaria 1562/2007 - Ministério da Administração Interna

    Aprova a estrutura do Programa de Apoio Infra-Estrutural e determina as características técnicas das estruturas operacionais de bombeiros de 3.ª geração.

  • Tem documento Em vigor 2009-02-10 - Portaria 156/2009 - Ministério da Administração Interna

    Altera a Portaria n.º 1562/2007, de 11 de Dezembro, que aprova a estrutura do Programa de Apoio Infra-Estrutural e determina as características técnicas das estruturas operacionais de bombeiros de 3.ª geração.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda