Por despacho de 15.02.2016 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi homologada a eleição para Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, quadriénio de 2016 a 2019, estando marcada para 14.03.2016 a tomada de posse do novo Presidente eleito e a consequente cessação das minhas funções neste cargo.
Ao longo de mais de doze anos do exercício do cargo de Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa tive o privilégio de contar com a colaboração de dirigentes e outros trabalhadores, docentes e não docentes, cuja competência, dedicação, lealdade e espírito de missão se encontram muito para além do que lhes foi solicitado.
Foi com o empenho destes colaboradores que, atuando cada um dentro das competências que se encontram especificadas nos estatutos e na lei, se alcançaram patamares de qualidade e superior desempenho em todas as áreas de intervenção do IPL, nomeadamente nos níveis científico, pedagógico, investigação e desenvolvimento, artístico, cultural e patrimonial, e na área da gestão administrativa e financeira de cada Unidade Orgânica e dos Serviços da Presidência.
É por esta razão que não posso deixar de assinalar que os sucessos alcançados pelo Instituto Politécnico de Lisboa ao longo dos anos em que exerci o cargo de Presidente se ficam a dever ao conjunto de colaboradores, dirigentes e outros trabalhadores que me acompanharam na gestão dos diversos Serviços e Unidades Orgânicas.
É, por isso, da mais elementar justiça, que publicamente manifeste, para que conste, o meu reconhecido agradecimento e louvor a todos quantos, de forma empenhada me acompanharam enquanto prestei serviço ao Instituto Politécnico de Lisboa como Presidente.
Assim ao cessar as minhas funções, louvo:
a) Os VicePresidentes do Instituto que designei desde o primeiro mandato até à presente data. das minhas funções.
b) Os PróPresidentes que coordenaram projetos durante o exercício
c) As Presidentes, Secretários e Membros do Conselho Geral do IPL que exerceram funções durante os meus mandados, por todo o trabalho e ações desenvolvidas.
d) A responsável e restante equipa por mim nomeada do Gabinete de Gestão da Qualidade e colaboradores mais diretos, pelo trabalho desenvolvido na acreditação do Sistema Interno de Garantia de Qualidade do IPL pela A3ES.
e) Os Presidentes e Diretores empossados desde o início das minhas funções até à presente data, que preterindo os seus interesses pessoais do Instituto. e com denotado empenho, disponibilidade e dedicação, contribuíram para o desenvolvimento das suas Unidades Orgânicas e do IPL, bem como as suas equipas.
f) Os Presidentes e Membros dos restantes Órgãos das Unidades Orgânicas que exerceram funções durante os meus mandados.
g) A Administradora dos Serviços de Ação Social e o Administrador
h) Os Secretários, Diretores de Serviços, Chefes de Divisão e demais Dirigentes Intermédios que exerceram funções, nos Serviços da Presidência, nos SAS e nas diversas Unidades Orgânicas do Instituto, durante os meus mandados.
i) Todos os Docentes e Trabalhadores não docentes que exerceram as suas funções, nas diversas Unidades Orgânicas, no Instituto e nos SAS durante os meus mandados.
j) Todos os Trabalhadores que desempenharam funções nos Serviços da Presidência e SAS desde o primeiro mandado até à presente data.
k) Os Presidentes da FAIPL e das Associações de Estudantes de todas as Unidades Orgânicas do IPL, restantes Membros das equipas e Estudantes colaboradores, pelo relevo da sua intervenção no movimento estudantil e pelo contributo que deram para o desenvolvimento do ensino superior.
7 de março de 2016. - O Presidente do IPL, Professor Doutor Luís
Manuel Vicente Ferreira.
209449586
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO