Decreto-lei 47212, de 23 de Setembro
-
Corpo emitente:
Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro
-
Fonte: Diário do Governo n.º 222/1966, Série I de 1966-09-23.
-
Data:
1966-09-23
-
Secções desta página::
Determina que às empresas concessionárias de serviços públicos de transportes terrestres e aéreos e de telecomunicações, com exclusão daquelas que para o efeito forem designadas por portaria conjunta dos Ministros das Comunicações e das Corporações e Previdência Social, continue a aplicar-se, em matéria do contrato individual de trabalho, o regime actualmente em vigor, até à publicação dos diplomas regulamentares onde se prevejam as adaptações, exigidas pelas características do regime concessionado, ao regime geral definido no Decreto-Lei n.º 47032, de 27 de Maio de 1966.
Decreto-Lei 47212
O
Decreto-Lei 47032, de 27 de Maio de 1966, instituiu a regulamentação jurídica do contrato individual do trabalho em termos gerais, prevendo determinadas excepções ou adaptações em casos especiais. Entre estes últimos avulta o das empresas concessionárias de serviço público. Quando estas empresas exercem a sua actividade no sector dos transportes terrestres ou aéreos e no das telecomunicações, verificou o Ministério das Comunicações a indispensabilidade de adaptações de certa extensão, cujo estudo requer especiais cuidados, dadas as suas possíveis repercussões no campo económico e social.
De facto, tais empresas cobrem extensões geográficas apreciáveis, que podem ir desde o território continental até ao conjunto de todo o território nacional, ou mesmo a países estrangeiros. Por outro lado, as características intrínsecas dos serviços oferecidos acarretam condições muito diversas de trabalho, que mais se avolumam perante a referida extensão geográfica.
Finalmente, há que ponderar cuidadosamente toda a acção que possa reflectir-se nos custos de produção, dada a ligação destes com a expansão económica e social do País.
A verificação de todos estes factores mostrou que as adaptações previstas no n.º 2 do artigo 131.º do citado decreto-lei exigem estudo extenso, que não pode terminar-se antes da data prevista para a entrada em vigor da legislação em causa.
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:
Artigo único. Às empresas concessionárias de serviços públicos de transportes terrestres e aéreos e de telecomunicações, com exclusão daquelas que para o efeito forem designadas por portaria conjunta dos Ministros das Comunicações e das Corporações e Previdência Social, continuará a aplicar-se, em matéria do contrato individual de trabalho, o regime actualmente em vigor, até publicação dos diplomas regulamentares onde se prevejam, nos termos do n.º 2 do artigo 131.º do Decreto-Lei 47032, de 27 de Maio do corrente ano, as adaptações, exigidas pelas características do serviço concessionado, ao regime geral neste último definido.
§ único. Os diplomas contendo aquelas alterações deverão ser publicados até 31 de Dezembro do corrente ano, data a partir da qual, na sua falta, se aplicará o regime geral do Decreto-Lei 47032.
Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 23 de Setembro de 1966. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.
- Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1966/09/23/plain-254393.pdf ;
- Extracto do Diário da República original:
https://dre.tretas.org/dre/254393.dre.pdf .
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
1966-05-27 -
Decreto-Lei
47032 -
Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro
Promulga a regulamentação jurídica do contrato individual de trabalho - Revoga a legislação anterior em tudo o que for contrário às disposições do presente diploma, designadamente a Lei n.º 1952, o artigo 3.º e seus §§ 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 6.º do Decreto Lei n.º 38596, o Decreto-Lei n.º 38768, e os 1.º e seu § único, 3.º e 4.º do Decreto-Lei n.º 43182.
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
-
1966-12-31 -
Decreto
47472 -
Ministérios das Comunicações e das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro
Torna aplicáveis à empresa concessionária do serviço público dos transportes ferroviários, com as adaptações constantes do presente diploma, as disposições do Decreto-Lei n.º 47032 (regulamentação jurídica do contrato individual de trabalho).
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a
leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por
quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/254393/decreto-lei-47212-de-23-de-setembro