A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 47201, de 15 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 41881, de 26 de Setembro de 1958, que estabeleceu as bases para a reforma do ensino na Escola Naval.

Texto do documento

Decreto-Lei 47201

Considerando a conveniência de alterar algumas das bases em que se fundamenta o ensino ministrado na Escola Naval aos cadetes que se destinam a ingressar nos quadros permanentes dos oficiais da Armada;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º As bases II, VIII e XVIII do Decreto-Lei 41881, de 26 de Setembro de 1958, tomam a redacção seguinte:

BASE II

A formação e instrução dos alunos da Escola Naval distribuem-se por duas fases, com duração total de quatro anos para qualquer dos cursos referidos na base anterior:

I fase - Ensino académico (para além do 7.º ano do liceu ou equivalente) e técnico naval preliminar, com a duração de dois anos lectivos;

II fase - Ensino técnico-naval complementar e continuação do ensino académico, com a duração de dois anos lectivos.

Durante o curso os alunos são cadetes, com os distintivos correspondentes a cada ano, e são mantidos em regime de internato.

BASE VIII

Com vista a um melhor aproveitamento do corpo docente e dos serviços da Escola, a assegurar a actualização e o rendimento geral da instrução e a limitar o afastamento, dos navios e dos serviços da Armada, dos oficiais que façam parte do aludido corpo, dever-se-á:

a) Fixar para cada curso o número de turmas por forma que o número de alunos nas aulas teóricas e nas aulas práticas seja compatível com as conveniências de um ensino eficiente, tendo em conta as possibilidades da Escola no que respeita ao corpo docente e a instalações;

b) Distribuir pelos professores o número de tempos de ensino por forma a atender ao estabelecido na alínea anterior e a garantir o máximo de assistência aos alunos;

c) Recorrer, na medida do necessário, a um corpo docente civil e estável para as cadeiras não técnico-navais;

d) Fixar os períodos de duração das comissões de professores e instrutores das cadeiras e matérias técnico-navais num máximo de quatro anos.

BASE XVIII

Além dos embarques de pequena duração que devem efectuar-se no decorrer dos vários anos lectivos, os cadetes realizarão um período de embarque de maior duração nos últimos meses do segundo ano lectivo, acompanhados dos professores ou instrutores julgados necessários, a fim de o ensino lhes poder continuar a ser ministrado durante as viagens de instrução e os exercícios superiormente determinados.

Durante o embarque os alunos deverão desempenhar todas as funções que cabem aos vários elementos da guarnição de um navio, com excepção das que exijam preparação ou conhecimentos especiais e não estejam de acordo com as directivas da Escola Naval.

Art. 2.º O disposto nas bases referidas no artigo anterior, na parte que constitui matéria nova, entra em vigor no ano lectivo de 1966-1967.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 15 de Setembro de 1966. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1966/09/15/plain-254348.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/254348.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1958-09-26 - Decreto-Lei 41881 - Ministério da Marinha - Repartição do Gabinete

    Estabelece as bases para a reforma do ensino na Escola Naval.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-01-03 - Decreto 47483 - Ministério da Marinha - Estado-Maior da Armada

    Introduz alterações no Regulamento da Escola Naval, aprovado pelo Decreto n.º 41894.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda