Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 171/91, de 10 de Maio

Partilhar:

Sumário

Atribui prioridade aos registos de constituição de sociedades ou de início de actividade de comerciantes individuais.

Texto do documento

Decreto-Lei 171/91
de 10 de Maio
São conhecidos os bloqueamentos em várias conservatórias dos registos comercial e predial, com os consequentes reflexos no comércio jurídico, cujos efeitos negativos são evidentes.

Sabe-se que os aludidos bloqueamentos são devidos quer ao aumento de serviço resultante, por um lado, da obrigatoriedade do registo predial, estatuída pelo Código de 1984, e, por outro lado, da expansão verificada nos últimos anos na vida económica do País, quer à insuficiência dos recursos materiais e humanos ao dispor dos serviços.

A par das medidas estruturais que vêm sendo adoptadas para fazer face a esta situação, importa tomar outras que mais prontamente venham dar resposta, em sede de registo comercial, à necessária fluidez dos actos comerciais sujeitos a registo.

Situa-se neste âmbito, e em manifesta incidência na actividade económica do País, a constituição das sociedades e outras entidades sujeitas a registo comercial.

Com o presente diploma, de carácter excepcional, visa-se dar prioridade aos registos de constituição de sociedades relativamente a todos os outros actos de registo.

Passa assim a ser exequível algo por que, legitimamente, os diversos agentes económicos anseiam: a celeridade e a eficácia dos serviços, como forma de dar a adequada resposta ao desenvolvimento do País.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Os registos de constituição de sociedades e de outras entidades sujeitas a registo comercial, bem como os de início de actividade dos comerciantes individuais, são lavrados com precedência em relação a todos os actos de registo anotados, incluindo os de constituição ou de início de actividade, apresentados anteriormente à data da entrada em vigor deste diploma.

2 - O regime estabelecido no número anterior é aplicável aos registos de designação dos órgãos sociais.

3 - Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, mantém-se, para a feitura dos registos, o princípio da subordinação à ordem da sua anotação ou da sua dependência.

4 - É sempre deferido o pedido de urgência invocada para os registos a que se referem os n.os 1 e 2 quando anotados antes da entrada em vigor do presente diploma, com isenção, nesses casos, do emolumento da urgência, bem como para o registo de actos subsequentes requeridos com o pedido de registo inicial.

Art. 2.º Os encargos com os contratos a celebrar pela Direcção-Geral dos Registos e do Notariado ao abrigo do disposto no Decreto-Lei 72-A/91, de 8 de Fevereiro, de acordo com os pressupostos estabelecidos no artigo 5.º do Decreto-Lei 297/87, de 31 de Julho, podem ser suportados pelas receitas das conservatórias em que o serviço dos contratados seja efectivamente prestado.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 14 de Março de 1991. - Aníbal António Cavaco Silva - Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza - Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio.

Promulgado em 19 de Abril de 1991.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 24 de Abril de 1991.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/25398.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-07-31 - Decreto-Lei 297/87 - Ministério da Justiça

    Estabelece um regime transitório para o provimento dos lugares dos serviços dos registos e do notariado até à revisão da sua lei orgânica.

  • Tem documento Em vigor 1991-02-08 - Decreto-Lei 72-A/91 - Ministério das Finanças

    Dá execução, na parte respeitante às despesas, ao Orçamento do Estado para 1991.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-07-16 - Acórdão 348/93 - Tribunal Constitucional

    DECIDE PRONUNCIAR-SE PELA INCONSTITUCIONALIDADE DA NORMA DO ARTIGO 2 DO DECRETO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES APROVADO EM 26 DE MARÇO DE 1993 SOBRE 'ACRÉSCIMO DO NUMERO DE UTENTES A CADA MÉDICO DE CLINICA GERAL', POR VIOLAR O DISPOSTO NO ARTIGO 229, NUMERO 1, ALÍNEA A) DA CONSTITUIÇÃO E, EM CONSEQUENCIA, DAS NORMAS DOS ARTIGOS 3, NUMERO 2 E 4 DO MESMO DECRETO, (AUMENTO DO MONTANTE REMUNERATÓRIO MEDIANTE DESPACHO CONJUNTO DOS SECRETÁRIOS REGIONAIS DAS FINANÇAS, PLANEAMENTO E ADMINISTRAÇÃO PÚB (...)

  • Tem documento Em vigor 2001-12-14 - Decreto-Lei 322-A/2001 - Ministério da Justiça

    Aprova o Regulamento Emolumentar dos Registos e Notariado.

  • Tem documento Em vigor 2003-08-23 - Decreto-Lei 194/2003 - Ministério da Justiça

    Altera o Decreto-Lei n.º 322-A/2001 de 14 de Dezembro que aprova o Regulamento Emolumentar dos Registos e Notariado, e procede à sua republicação.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda