Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13041/2009, de 3 de Junho

Partilhar:

Sumário

Reconhece o interesse público dos novos acessos viários e requalificação urbana na ligação ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no concelho de Barcelos, utilizando para o efeito, terrenos integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN).

Texto do documento

Despacho 13041/2009

A Câmara Municipal de Barcelos pretende proceder à execução de novos acessos viários e requalificação urbana na ligação ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), concelho de Barcelos, utilizando para o efeito 4370 m2 de terrenos integrados na Reserva Ecológica Nacional por força da delimitação constante da Resolução do Conselho de Ministros n.º 109/2008, de 26 de Junho.

Considerando tratar-se de um projecto de reconhecido interesse municipal;

Considerando que a compatibilidade do projecto com o Plano Director Municipal de Barcelos;

Considerando que o projecto tem em conta as características específicas e a topografia do terreno, desde a cota mais alta que se verifica na Avenida de S.

José até à cota mais baixa à entrada do Campus;

Considerando a declaração de utilidade pública da Assembleia Municipal do concelho afectado;

Considerando que em fase de construção não se esperam impactes ambientais negativos;

Considerando o parecer emitido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que estabelece, em fase de funcionamento, as seguintes medidas de minimização:

Construção de uma obra hidráulica para o atravessamento da linha de água, permitindo a reposição das condições actuais de funcionamento do sistema ecológico;

Colocação de taludes em terra vegetal com 15 cm de espessura, no sentido de repor algumas das características originais do sistema biofísico, nomeadamente as propriedades de permeabilidade e infiltração, assim como a reposição do coberto vegetal com características que permitam minimizar os impactes visuais da intervenção;

Introdução de sistemas artificiais de recolha das águas pluviais, de forma a encaminhalas para a linha de água mais próxima, na área poente do terreno. Os objectivos vão no sentido de prevenir a acumulação superficial das águas pluviais, a manutenção da função ecológica original destes terrenos de infiltração e a alimentação dos lençóis freáticos.

Determino:

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 21º do Decreto-Lei 166/2008, de 22 de Agosto, e no exercício das competências delegadas pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, nos termos do despacho 16 162/2005 (2.ª série), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 141, de 25 de Julho de 2005, é reconhecido o interesse público dos novos acessos viários e requalificação urbana na ligação ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no concelho de Barcelos.

22 de Maio de 2009. - O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Manuel Machado Ferrão.

201854125

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/06/03/plain-253813.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/253813.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-08-22 - Decreto-Lei 166/2008 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Aprova o Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda