A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 47898, de 5 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Governo-Geral da província ultramarina de Angola a dar aval da província até ao montante de 40000000$00 como garantia de uma operação de crédito a contrair pelo Instituto do Algodão de Angola.

Texto do documento

Decreto 47898
Tornando-se necessário para uma operação de empréstimo bancário até ao montante de 40000 contos, a contrair pelo Instituto do Algodão de Angola, o aval da província de Angola;

Considerando que com aquele crédito se facultam ao Instituto os meios necessários para, nos termos do artigo 6.º do Decreto-Lei 45179, de 5 de Agosto de 1963, adquirir algodão-caroço nos mercados regionais, com o fim de assegurar o escoamento da produção na falta de compradores;

Atendendo a que com a operação se tem a vantagem de evitar as perturbações económico-sociais que da falta do escoamento total da produção do algodão-caroço resultariam para a província de Angola;

Considerando que com o novo capital se faculta ao referido Instituto a possibilidade de realizar a sua atribuição de defesa dos interesses dos produtores de algodão;

Nestes termos:
Por motivo de urgência, ao abrigo do preceituado no § 1.º do artigo 150.º da Constituição e na alínea a) do n.º III da base X da Lei Orgânica do Ultramar Português:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º É autorizado o Governo-Geral de Angola a dar aval da província até ao montante de 40000 contos como garantia de uma operação de crédito a contrair pelo Instituto do Algodão de Angola.

§ único. A operação de crédito a contrair pelo Instituto do Algodão de Angola e referida no corpo deste artigo terá como fim habilitar o mesmo Instituto a adquirir nos mercados regionais, nos termos do artigo 6.º do Decreto-Lei 45179, de 5 de Agosto de 1963, o algodão-caroço, com o fim de assegurar o escoamento da produção na falta de compradores, não podendo exceder o montante necessário para o desempenho por parte do Instituto desta sua função supletiva.

Art. 2.º Este contrato de empréstimo, a realizar pelo Instituto do Algodão de Angola, nos termos do artigo anterior, será feito sob penhor mercantil a recair sobre o algodão-caroço adquirido com o capital obtido através da referida operação de crédito.

Art. 3.º As cláusulas e condições que forem ajustadas para a concessão do empréstimo referido nos artigos anteriores estão sujeitas à aprovação do governador-geral.

Art. 4.º A província de Angola gozará do privilégio creditório, nos termos do artigo 878.º do Código Civil, pelas quantias que despender para cumprimento das responsabilidades assumidas nos termos deste decreto.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 5 de Setembro de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Joaquim Moreira da Silva Cunha.


Para ser publicado no Boletim Oficial de Moçambique. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/252165.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-08-05 - Decreto-Lei 45179 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Estabelece o novo regime de cultura e comercialização do algodão do ultramar.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-10-04 - DECLARAÇÃO DD10755 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    De ter sido rectificada a forma como foi publicado o Decreto n.º 47898, que autoriza o Governo-Geral da província ultramarina de Angola a dar o aval da província, até ao montante de 40000000$00, como garantia de uma operação de crédito a contrair pelo Instituto do Algodão de Angola.

  • Tem documento Em vigor 1967-10-04 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificada a forma como foi publicado o Decreto n.º 47898, que autoriza o Governo-Geral da província ultramarina de Angola a dar o aval da província, até ao montante de 40000000$00, como garantia de uma operação de crédito a contrair pelo Instituto do Algodão de Angola

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda