Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2949/2016, de 26 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designação do Subdiretor-Geral da DGRDN (CRESAP) - Major-General Henrique José da Silva Castanheira Macedo

Texto do documento

Despacho 2949/2016

Considerando que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) realizou o procedimento concursal n.º 623_CRESAP_64_05/2015 para o recrutamento e a seleção do cargo de Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional;

Considerando que aquele procedimento concursal foi publicitado através do Aviso 7639/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 132, de 9 de julho de 2015, de acordo com as regras de recrutamento, seleção e provimento dos cargos de direção superior da Administração Pública, previstas nos artigos 18.º e 19.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual;

Considerando que, nos termos previstos no n.º 8 do artigo 19.º do referido Estatuto, o júri do mencionado procedimento concursal apresentou proposta indicando três candidatos, entre os quais se encontra o Major-general Henrique José da Silva Castanheira Macedo;

Nestes termos, e ao abrigo do disposto no n.º 12 do artigo 19.º do Estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 - Designo, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o Major-general Henrique José da Silva Castanheira Macedo para exercer o cargo de Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º do referido Estatuto, o ora designado pode optar pelo vencimento ou retribuição base da sua função, cargo ou categoria de origem.

3 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do referido Estatuto, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

4 - O presente despacho produz efeitos na data da tomada de posse.

16 de fevereiro de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

Nota curricular

Major-General Henrique Castanheira Macedo tomou posse como Subdiretor da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, em regime de substituição, em 13 janeiro de 2015. Anteriormente, desempenhou a função de Adjunto do Comandante da Logística do Exército, onde foi responsável pela coordenação da reorganização dos Estabelecimentos Fabris do Exército. Em 2010, foi nomeado Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do Estado-Maior do Exército, onde foi responsável pelo planeamento de médio e longo prazo dos sistemas de comunicações e de Informação, bem como pela definição da estratégia de Ciberdefesa para o Exército. Foi ainda responsável pelo desenvolvimento e implementação de um novo sistema de gestão documental e pela definição da política de gestão de informação do Exército. Em 2008, foi nomeado Subdiretor da Direção de Comunicações e de Sistemas de Informação do Exército. Em 2006 comandou o Regimento de Transmissões. Em 2003, assumiu o cargo de Gestor de Projetos de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO, na agência NC3A. Em 1998, como Chefe de Divisão de Estudos e Planeamento da Direção-Geral de Armamento do Ministério da Defesa Nacional, foi responsável pela definição da política nacional de armamento e pela programação militar. Foi ainda responsável pela coordenação da cooperação internacional nas atividades do domínio do armamento, no âmbito da NATO e EU.

Entrou para a Academia Militar em 1977. Em 1982 foi colocado na Escola Prática de Transmissões onde desenvolveu um conjunto de atividades e desempenhou um conjunto de funções inerentes ao normal desenvolvimento da carreira militar. Em 1998 foi colocado no Regimento de Transmissões para o desempenho da função de gestor de projetos. Como Major e Tenente-Coronel foi colocado no Comando da Brigada de Defesa Territorial do Sul e posteriormente no Regimento de Transmissões, onde desempenhou diferentes funções na área do planeamento e projeto de sistemas de comunicações e de informação. Possui os cursos de Ciências Sócio-Militares, de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, de Auditor da Defesa Nacional e uma Pós-Graduação em Guerra de Informação.

209369388

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2517657.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda