Louvo Capitão Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo, NIP 131707-F, Samuel da Rocha Pinho, pela forma altamente meritória e exemplar como desempenhou as funções de Chefe da Secretaria do meu Gabinete durante os últimos dois anos.
Dotado de uma invulgar perseverança, espírito de missão e apurado sentido do dever, pautou permanentemente a sua conduta pelo nível da excelência, na prossecução das missões e tarefas que lhe foram confiadas. Dotado de uma sólida formação moral e militar a que alia uma excelente capacidade de organização e de planeamento, evidenciou em todas as suas atribuições, quer na equilibrada gestão dos recursos humanos e materiais colocados à sua disposição, quer ainda na sua permanente disponibilidade, desmedido rigor e espírito de bem servir.
Coadjuvou o Adjunto Administrativo no âmbito das suas responsabilidades, tendo demonstrado um elevado sentido de iniciativa nas diversas ações e pedidos realizados a entidades quer internas, quer externas, verificando-se que todas as solicitações foram satisfeitas dentro dos prazos estabelecidos, nomeadamente no âmbito de cerimónias e eventos de natureza diversa. Demonstrando sólidos conhecimentos técnico-profissionais, colaborou desde o início na implementação da Aplicação Informática de Gestão Documental, recém adquirida para o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), para a qual contribuiu de forma empenhada e conhecedora, propondo e implementando com oportunidade os diversos aspetos que deviam ser considerados na respetiva solução e parametrização.
O Capitão Rocha Pinho revelou estar disponível para a mudança, colaborou e soube implementar, garantindo mais eficácia e eficiência, a recente metodologia de distribuição de documentação de forma desmaterializada, que passou a ser utilizada no EMGFA. Neste âmbito, a sua ação proativa e diligente foi determinante para o sucesso da implementação. Com experiência profissional diversificada em funções desta natureza, foi responsável pela receção, preparação e expedição de toda a documentação recebida no Gabinete, sabendo atuar com rigor e sentido de oportunidade, de modo a que toda a informação fosse devidamente classificada e disseminada aos respetivos destinatários internos e externos de forma segura e oportuna.
Oficial disciplinado, pautou sempre a sua conduta pela serenidade e pelo bom senso no cumprimento das suas tarefas, demonstrando ser possuidor de sólidos dotes de caráter, bem como um espírito de abnegação e de missão extraordinariamente apurados.
Pelo excecional sentido do dever e pela conduta exemplar que sempre revelou, deve o Capitão Rocha Pinho ser apontado como um exemplo e referenciado como um Oficial de elevado potencial, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
30 de novembro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
209337295