Atendendo a que os controladores financeiros devem ser afectos a áreas ministeriais de actuação;
Tendo ainda em conta os requisitos estipulados pelo artigo 9.º do citado decreto-lei quanto à nomeação de controladores financeiros;
Considerando, por último, a necessidade de proceder à nomeação de um novo controlador financeiro do Ministério da Saúde, em virtude da cessação de funções do anterior titular do cargo:
Determina-se:
1 - É nomeada para exercer funções de controlador financeiro do Ministério da Saúde, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 9.º do Decreto-Lei 33/2006, de 17 de Fevereiro, a mestre Mariana Abrantes de Sousa.2 - A presente nomeação fundamenta-se nas competências académicas e na experiência profissional da nomeada, relevantes para o sector em que irá exercer funções, tal como atesta o respectivo curriculum vitæ, publicado em anexo ao presente despacho e que deste faz parte integrante.
3 - A presente nomeação produz efeitos a partir de 16 de Março de 2009, sendo feita pelo prazo de um ano, sem prejuízo da possibilidade da renovação deste mandato, nos termos legais.
30 de Março de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. - A Ministra da Saúde, Ana Maria Teodoro Jorge.
ANEXO
Mariana Abrantes de Sousa.
Economista e especialista em PPP.
Formação académica
Mestre em Public Affairs (MPA), Woodrow Wilson School, Princeton University, New Jersey 1975.Licenciada (BA) em Economia, University of California, Berkeley 1973, Phi Beta Kappa.
Membro de Ordem dos Economistas, Portugal e Instituto Português de Corporate Governance.
Experiência profissional - Consultoria e formação Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, controladora financeira desde 2006.
IACE, Instituto de Análise e Conjuntura Económica, Lda., sócia fundadora e consultora financeira, desde 1991.
Assessoria e formação em PPP, parcerias público-privadas, concessões de serviços públicos, financiamento ao desenvolvimento e titularização de créditos, para clientes, como a UE, BERD, BAD, em Portugal, Espanha, Roménia, Bulgária, Síria, Angola e Moçambique.
McKinsey International, Portugal, 1991-1992, especialista no sector financeiro.
Experiência profissional - Banca de investimentos ABN AMRO Bank (Portugal), 1995-2002, directora financeira responsável por structured finance, corporate finance e mercado de capitais e sector público.
Banco Português do Atlântico, 1992-1995, directora de financiamento de projectos.
UNIPENSÃO, Sociedade Gestora de Fundos de Pensão, Lisboa 1988-1989, directora-geral.
Banco Europeu de Investimentos, Luxemburgo, 1989-1990, chefe da Divisão de Controlo de Projectos.
Bankers Trust Company, 1986-1988, vice-presidente, Latin American Division, Nova Iorque.
Chase Manhattan Bank, 1975-1986 vice-presidente, Departamentos de Economia, Formação de Crédito e América Latina, Nova Iorque e México.
Conferências e publicações
Formadora e oradora em estruturação, financiamento e gestão de PPP - contratos de concessão de serviços públicos de interesse económico geral, seminários e conferência em Portugal, Luxemburgo Turquia e Angola.Co-autora de Empresas Portuguesas e Mercados Lusófonos, manual de financiamentos publicado pelo ELO-IICT, 2005.
«De Nuestros Proveedores a Nuestros Clientes», Comércio Bilateral Portugal-Espanha, Economia Pura, Nov-Dec 2005.
«À Conquista do Mercado Espanhol», Fórum Empresarial, Nov-2005.
Diversos artigos sobre temas financeiros, incluindo «Tráfego, tráfego, tráfego», Expresso, 2003, «A banca e a internacionalização de empresas», 2000-2.
«Lisbor, indexante para uma nova era», Revista Valor, 1992, e «Gestão de riscos de crédito como principal factor de sucesso bancário», Revista da Banca, n.º 23, 1992.
PPP Lusofonia, http://ppplusofonia.blogspot.com.
201631845