A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto do Governo 18/84, de 18 de Abril

Partilhar:

Sumário

Altera a redacção dos artigos 45.º, 46.º e 47.º do Decreto n.º 32946, de 3 de Agosto de 1943, relativamente ao arrelvamento de campos de futebol

Texto do documento

Decreto do Governo n.º 18/84

de 18 de Abril

Vem sendo reconhecido ser condição indispensável ao progresso do futebol e até à salvaguarda da saúde dos jogadores que as competições oficiais da modalidade sejam disputadas em campos arrelvados. A evolução da legislação comprova bem essa preocupação e as dificuldades, obviamente de natureza económica, que têm impedido que o assunto se encontre já completamente resolvido.

Mercê dos apoios que foi agora possível concitarem-se e do empenhamento que não poderá deixar de registar-se por parte dos organismos desportivos, é possível dar-se um passo mais nesta matéria, que, no âmbito do desporto, é de relevante interesse nacional.

Importa, pois, introduzir as necessárias alterações às disposições que a essa matéria se reportam.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 45.º, 46.º e 47.º do Decreto 32946, de 3 de Agosto de 1943, cuja redacção, em relação à primeira daquelas disposições, já havia sido alterada pelo artigo 1.º do Decreto 356/71, de 17 de Agosto, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 45.º - 1 - Os clubes que disputarem o Campeonato Nacional de Futebol da 1.ª Divisão deverão dispor de campo arrelvado, não podendo qualquer jogo daquele campeonato ser disputado em campo não arrelvado.

2 - Os clubes da 1.ª divisão que não disponham de campo arrelvado deverão, antes do sorteio do campeonato nacional, comunicar à Federação Portuguesa de Futebol qual o campo arrelvado que utilizarão para os jogos que lhes competiria disputar em campo próprio, para que aquela Federação possa organizar o calendário dos jogos com indicação dos respectivos campos.

Art. 46.º Aos clubes que disputarem o Campeonato Nacional de Futebol da 2.ª Divisão ser-lhes-ão aplicáveis os princípios estabelecidos no artigo anterior a partir da época de 1989-1990, inclusive.

Art. 47.º - 1 - Os jogos de futebol da Taça de Portugal, a partir dos oitavos de final, inclusive, as finais dos campeonatos nacionais das categorias de juniores e juvenis e os jogos do torneio de competência para a 1.ª divisão serão disputados em campo arrelvado.

2 - Os clubes que não dispuseram de campo próprio arrelvado para disputarem os jogos que nele se deveriam efectuar deverão, antes do respectivo sorteio, indicar à Federação um campo arrelvado para o efeito.

Art. 2.º Os princípios estabelecidos nos artigos 45.º e 47.º do Decreto 32946, de 3 de Agosto de 1943, na redacção que lhes é dada pelo presente diploma, serão aplicáveis a partir da época de 1984-1985, inclusive.

Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - António d'Orey Capucho.

Assinado em 9 de Abril de 1984.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 10 de Abril de 1984.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2484745.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1943-08-03 - Decreto 32946 - Ministério da Educação Nacional - Direcção Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar

    Promulga o regulamento geral da Direcção-Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar.

  • Tem documento Em vigor 1971-08-17 - Decreto 356/71 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar

    Altera o Decreto 32946, de 3 de Agosto de 1943, que aprova o regulamento da Direcção-Geral de Educação Física, Desportos e Saúde Escolar.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda