Louvo o Sargento-chefe de Infantaria, NIM 12731081, Edmundo José Correia Viana, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Arquivista/Amanuense no Gabinete de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Bissau, entre 20 de junho de 2012 e 20 de setembro de 2015.
Dotado de sólida personalidade, determinação e sentido do dever, não obstante o período conturbado caraterístico do ambiente vivido na fase de transição pós golpe de estado, conseguiu desempenhar as suas tarefas sozinho, de forma meritória, em condições muito adversas e sem a presença do Adido até 6 de março de 2015.
A forma esclarecida e extremamente competente com que desempenhou as suas funções de Arquivista/Amanuense, permitiram-lhe relacionar-se de forma cordial com toda a comunidade civil, com os militares guineenses e com o Corpo Diplomático das Embaixadas residentes em Bissau, granjeando-lhe assim a consideração e estima de todos com quem privou. Participou em eventos relevantes no âmbito das relações da Embaixada de Portugal, em representação do Gabinete do Adido de Defesa, no que contribuiu para o reforço do prestígio das Forças Armadas Portuguesas constituindo-se como um seu lídimo representante.
O contributo do Sargento-chefe Correia Viana foi decisivo no desenvolvimento dos processos de apoio a ex-combatentes das Forças Armadas Portuguesas, cujos ferimentos e danos provocados no período anterior a 1974 lhes permitem qualificar-se como Deficientes das Forças Armadas. Adicionalmente, a forma dedicada e eficiente como cumulativamente assegurou a manutenção e recuperação dos talhões da Liga dos Combatentes, no Cemitério de Bissau, permitiu manter a dignidade e imagem de respeito aos nossos combatentes que pereceram em solo guineense.
A imagem intocável de permanente disciplina, aprumo, camaradagem, espírito de corpo e disponibilidade que praticou ao longo do tempo em que serviu no Gabinete do Adido de Defesa integrado na Embaixada de Portugal em Bissau, aliado ao que anteriormente foi dito, tornam o Sargento-chefe Correia Viana, possuidor de elevada competência técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais, digno de público reconhecimento.
Face ao anteriormente exposto é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades, virtudes militares e pessoais que creditam o Sargento-chefe Correia Viana como sendo um Militar de elevado valor, pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo por isso os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
22 de outubro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
209281404