A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso , de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de uma nova chapa de notas do Banco de Portugal, de 1000$00 (chapa 11, efígie de D. Pedro V)

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 2.º do artigo 21.º dos Estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962, de 29 de Junho de 1931, com as alterações aprovadas pelo Decreto-Lei 44432, de 29 de Junho de 1962, faz-se público que, por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Julho último, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 1000$00 (chapa 11, efígie de D. Pedro V), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Frente da nota

A.1 - Composição do desenho

No centro da nota destaca-se a efígie de D. Pedro V, aparecendo na zona inferior direita da efígie a legenda «D. Pedro V».

À esquerda e na parte superior aparece o letreiro «Banco de Portugal» sobre ornato. À direita e na parte superior, o número «1000», em caracteres geométricos, sendo os algarismos «zeros» deste número ornamentados interiormente com duas efígies, as quais aparecem ampliadas no verso da nota. O mesmo número «1000» aparece na parte inferior esquerda. Centrado na metade direita da nota, o dístico «Mil escudos», tendo por cima o «Escudo nacional» e por baixo o dístico «ouro». À esquerda do «Escudo nacional» aparece o dístico «Ch. 11». A nota tem um ornato mais ou menos envolvente dos elementos já mencionados. O fundo da nota é constituído por grinaldas rectilíneas e paralelas, excepto na zona interior do ornato da metade direita.

A.2 - Cores

O fundo da nota é na cor azul-clara, tendo na zona central das margens maiores uma faixa íris de tonalidade verde-clara e castanha-clara.

A efígie de D. Pedro V tem a cor azul-esverdeada, bem como os ornatos esquerdos e o ornato extremo direito. Este último, tem, no entanto, a ponta superior de cor azul-clara. Também o número «1000» inferior esquerdo tem a cor azul-esverdeada.

Em castanho-escuro, são: o número «1000» superior direito, o «Escudo nacional», os dísticos «Mil escudos», «ouro», «Ch. 11» e os ornatos horizontais superiores da metade direita.

O ornato de traço branco que aparece na metade direita tem os espaços preenchidos em cinzento e em duas tonalidades de azul.

B) Verso da nota

B.1 - Composição do desenho

Na metade esquerda duas efígies (D. Pedro e sua mulher), de perfil e parcialmente sobrepostas. Na zona inferior, e da esquerda para a direita, encontra-se o número «1000», em caracteres geométricos sobre ornato, uma vinheta representando motivos religiosos e uma locomotiva a vapor.

Na zona superior, o letreiro «Banco de Portugal», sobre ornato. O mesmo fundo em grinaldas aparece exteriormente aos ornatos.

B.2 - Cores

O fundo tem cor igual à da frente, havendo apenas a troca de cores na zona íris (castanho-claro e verde-claro).

As efígies são a azul-esverdeado-claro, bem como as vinhetas.

Os ornatos são em verde-escuro, excepto o ornato extremo esquerdo a traço branco, que é idêntico ao da face anterior, aparecendo na zona central um outro ornato a traço branco com os espaços preenchidos a lilás e a dois tons de verde.

C) Marca de água e filete de segurança

A marca de água, situada na metade esquerda da nota, é um retrato de D. Pedro V, redução do retrato impresso na frente. Esta é uma zona livre de qualquer impressão.

O filete de segurança é um traço descontínuo, situado na metade direita da frente da nota e paralelo às margens menores.

D) Dimensões

As notas, incluídas as respectivas margens, medirão 163 mm x 82 mm.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 8 de Agosto de 1974. - Pelo Director-Geral, José Pedro Pereira Monteiro Fernandes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2474732.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda