Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso , de 11 de Maio

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 500$00 (chapa 10 - efígie de D. João II) a pôr em circulação pelo Banco de Portugal

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 2.º do artigo 21.º dos estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962, de 29 de Junho de 1931, com as alterações aprovadas pelo Decreto-Lei 44432, de 29 de Junho de 1962, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª o Ministro das Finanças de 26 de Abril corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 500$00 (chapa 10 - efígie de D. João II), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Frente da nota

Na cor castanho-avermelhada: o retrato de D. João II, à direita da nota; os letreiros «Banco de Portugal», «Quinhentos Escudos», «Ouro» e «Ch. 10»; o escudo nacional; uma rosácea, no canto inferior esquerdo; três rosáceas, envolvendo, cada uma, um número «500», nos restantes três cantos da nota; e um ornato que envolve a marca de água pela parte superior, pela esquerda e pela parte inferior.

Nos vários elementos descritos empregam-se dois tons de tinta castanho-avermelhada.

Em muitas cores: a reprodução de um mapa antigo da costa de África, no centro da nota, e uma estilização da rosa-dos-ventos como fundo do retrato de D. João II. Estes desenhos apresentam as cores azul, verde, vermelha, castanha e sépia. A rosa-dos-ventos é envolvida por um ornato circular, fortemente corado do lado direito com losangos verdes e vermelhos. As margens da nota são coradas por traços ondulados paralelos.

B) Verso da nota

Nas cores castanho-escura e vermelha: os números «500» e respectivos ornatos, nos dois cantos superiores da nota, e o grupo escultórico central.

Nas cores vermelha e verde: os letreiros «Banco de Portugal» e «Quinhentos Escudos» e o número «500», com o respectivo ornato, no canto inferior esquerdo.

Nas cores castanho-escura e verde: a rosácea do canta inferior direito da nota.

Em muitas cores: os restantes desenhos da nota são constituídos pela reprodução de um mapa antigo da costa de África e por uma rosa-dos-ventos. Estes desenhos são impressos, apresentando as cores azul, verde, vermelha, castanha e sépia. As margens da nota são coradas, com traços ondulados paralelos, alternadamente vermelho e sépia.

C) Marca de água e filete

A marca de água é a reprodução do retrato impresso na frente da nota.

O filete é um traço descontínuo, visível à transparência.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 28 de Abril de 1966. - O Director-Geral, António Cândido Mouteira Guerreiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2469577.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda