A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso , de 31 de Maio

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 1000$00 (chapa 9, efígie de D. Dinis), a pôr em circulação pelo Banco de Portugal

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 2.º do artigo 21.º dos Estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962, de 29 de Junho de 1931, com as alterações aprovadas pelo Decreto-Lei 44432, de 29 de Junho de 1962, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª o Ministro das Finanças de 17 de Maio corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 1000$00 (chapa 9, efígie de D. Dinis), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Frente da nota

Na cor azul-escuro-acizentada: à direita, o retrato de D. Dinis; na parte superior, uma faixa com o letreiro «Banco de Portugal» e o número 1000; na parte central, o escudo nacional e os letreiros «Mil escudos», «Ouro» e «Ch. 9»; no canto inferior esquerdo, o número «1000»; faixas em guilhoché, junto dos números «1000» e da cabeça de D. Dinis.

Na cor vermelho-escura: uma coluna ornamental situada à esquerda da marca de água.

Em várias cores: desenhos numismáticos, com a cruz de Cristo, ocupando as margens da nota e os fundos da parte central, impressos em três bandas de cor, em íris, tendo a cor da banda central o aspecto cinzento-azulado e as bandas extremas, da esquerda e da direita, cinzento-amarelado.

A nota apresenta ainda vários ornatos, nas cores verde e vermelha, envolvendo a coluna vermelha situada à esquerda, e ainda outros ornatos, na parte central da nota, impressos nas cores azul-clara e castanha.

B) Verso da nota

Na cor azul-escuro-acinzentada: à esquerda da nota, um painel representando um rei com coroa e ceptro, o qual se prolonga pela parte central inferior da nota, apresentando oito figuras humanas.

Em castanho-avermelhado: um painel, na parte central superior da nota, apresentando cinco figuras humanas.

Em vermelho-escuro: na parte direita, uma coluna igual à da frente da nota.

Em várias cores: uma faixa, na parte superior da nota, com o letreiro «Banco de Portugal», tendo a cor azul-escuro-acinzentada na parte central e a cor acastanhada nos extremos.

O número «1000», no centro inferior esquerdo, em parte impresso em castanho-escuro e na parte, restante impresso em azul-escuro-acizentado, ornatos nas cores verde e vermelha envolvendo a coluna vermelha da direita. Um fundo, em desenhos numismáticos, representando um homem a lavrar a terra com arado, ocupando as margens da nota e uma faixa à esquerda da marca de água, sendo este fundo impresso em três bandas íris, com a cor cinzento-amarelada na banda central e a cor cinzento-azulada nas duas bandas extremas à esquerda e à direita da nota. O número «1000» no canto inferior direito, impresso a cor azul-esverdeada, com os motivos ornamentais, no interior dos zeros impressos em cor sépia.

C) Marca de água e filete

A marca de água é um retrato de D. Dinis, redução do retrato impresso na frente da nota, o filete é um traço não contínuo, paralelo ao lado menor da nota, e visível à transparência.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 19 de Maio de 1965. - O Director-Geral, António Cândido Mouteira Guerreiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2469214.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda