Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso , de 5 de Março

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 50$00 (chapa 8, efígie da Rainha Santa Isabel)

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 2.º do artigo 21.º dos Estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962, de 29 de Junho de 1931, com as alterações aprovadas pelo Decreto-Lei 44432, de 29 de Junho de 1962, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª o Ministro das Finanças de 15 do corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 50$00 (chapa 8, efígie da Rainha Santa Isabel), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Frente da nota

Na cor castanho-avermelhada: à direita o retrato da Rainha Santa Isabel, no centro, em cinco linhas, os letreiros «Banco de Portugal», «cinquenta», «escudos», «ouro» e «ch. 8»; nos cantos da esquerda dois números 50, com ornatos envolventes, que se prolongam para o centro da nota; no canto superior direito o número 50.

Nos letreiros centrais utilizam-se dois tons de castanho-avermelhado.

Noutras cores: uma rosácea central, em linha fina, variando de cor, impressa em cores esverdeada e castanha; outra rosácea, sob o retrato da rainha, impressa em linhas alaranjadas e castanhas na metade esquerda e tijolo e cinzento-esverdeado na metade direita; entre o escudo nacional e o canto superior esquerdo um ornato com pequenos losangos verdes e castanhos; simètricamente, na parte inferior, outro ornato em laranja e castanho; no lado esquerdo um ornato castanho-avermelhado com rosas, e, finalmente, nas margens, pequenos rectângulos de cor esverdeada nas faixas esquerda e direita e em cor acastanhada na faixa central, dentro dos quais se encontram, em letras microscópicas, os dísticos «Banco de» e «Portugal».

B) Verso da nota

Na cor castanho-esverdeada: um grande ornato circular à esquerda; o número 50 no canto inferior esquerdo e nos dois cantos da direita todos envolvidos por ornatos; duas pequenas figuras na parte inferior e os letreiros «cinquenta», «escudos», «ouro» e «Banco de Portugal», em quatro linhas.

Nestas impressões são utilizadas duas tonalidades de cor castanho-avermelhada.

Noutras cores: na parte central, reprodução de uma gravura antiga representando a cidade de Coimbra; dentro do grande ornato circular, as armas da cidade e um número 50 em grande formato; à direita, em cor esverdeada, um ornato com rosas; nas margens, um desenho, tipo numismático, com rosas heráldicas, impresso a castanho-avermelhado, com uma faixa central amarelada.

C) Marca de água

Representa um retrato da Rainha Santa Isabel idêntico ao retrato impresso na frente da nota.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 21 de Fevereiro de 1964. - O Director-Geral, António Cândido Mouteira Guerreiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2468802.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda