A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 49458, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 46348, de 22 de Maio de 1965 (fixa as bases gerais da organização, competência e funcionamento da Junta Nacional da Educação) no concernente à composição e formas de provimento dos membros da referida junta, assim como do Conselho Permanente da Acção Educativa.

Texto do documento

Decreto-Lei 49458

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. Os artigos 3.º e 4.º do Decreto-Lei 46348, de 22 de Maio de 1965, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 3.º A Junta tem um presidente, um vice-presidente e os demais membros indicados no respectivo Regimento.

§ 1.º O presidente é nomeado por despacho conjunto do Presidente do Conselho e do Ministro de entre pessoas que tenham dado relevantes provas de interesse pelos problemas da educação nacional, podendo, quando professor, ser dispensado do exercício das funções docentes.

§ 2.º Se a escolha recair em funcionário dos serviços centrais do Ministério da Educação Nacional, a nomeação implicará dispensa total do serviço no quadro a que pertencer.

§ 3.º O presidente da Junta Nacional da Educação tem a categoria de director-geral, de harmonia com o quadro anexo ao presente decreto-lei, e precede em hierarquia os demais funcionários do Ministério.

§ 4.º O vice-presidente é o secretário-geral do Ministério, cabendo-lhe substituir o presidente nas suas faltas ou impedimentos.

§ 5.º Os restantes membros, com excepção dos que tenham essa qualidade por inerência a outros cargos, são nomeados pelo Ministro de entre pessoas de reconhecida competência, sendo em todos os casos a aceitação da nomeação obrigatória quando se trate de professores ou outros funcionários dependentes do Ministério da Educação Nacional.

§ 6.º A nomeação do presidente da Junta será feita por um período de três anos, ao fim do qual poderá tornar-se definitiva por despacho do Ministro da Educação Nacional;

as nomeações dos demais membros são feitas, em princípio, por três anos e renováveis por iguais períodos, mas o Ministro pode em qualquer momento substituir as pessoas nomeadas.

§ 7.º Se o presidente for funcionário dos quadros do Ministério, abrirá vaga no respectivo quadro, a qual será provida interinamente enquanto a nomeação para a presidência da Junta se não converter em definitiva.

§ 8.º As nomeações para vacaturas que ocorrerem no decurso do triénio entendem-se feitas até ao termo deste.

Art. 4.º O Conselho Permanente da Acção Educativa é constituído pelo presidente da Junta Nacional da Educação, pelos presidentes das secções desta, pelo presidente da direcção do Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa, pelo presidente da direcção do Instituto de Meios Áudio-Visuais de Educação, pelo inspector superior do Ensino Particular e por outras personalidades, até ao limite de dez, com serviços relevantes prestados à educação nacional e nomeadas pelo Ministro.

§ 1.º Quando as personalidades referidas na parte final do artigo 4.º façam parte dos quadros do Ministério da Educação Nacional, poderão ser dispensadas do serviço no quadro a que pertencem, continuando, no entanto, a ser abonadas pelas dotações do mesmo quadro.

§ 2.º No caso da dispensa de serviço a que se refere o parágrafo anterior, poderá o Ministro nomear para o lugar funcionário de outro quadro, que continuará a ser abonado pelas dotações do seu quadro de origem, acrescendo uma gratificação mensal a fixar em portaria dos Ministros das Finanças e da Educação Nacional.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - João Augusto Dias Rosas - José Hermano Saraiva.

Promulgado em 12 de Dezembro de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 24 de Dezembro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Quadro a que se refere o presente decreto-lei

... Letra 1 presidente ... B 1 vice-presidente ... - Ministério da Educação Nacional, 12 de Dezembro de 1969. - O Ministro da Educação Nacional, José Hermano Saraiva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/12/24/plain-246540.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246540.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1965-05-22 - Decreto-Lei 46348 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria-Geral

    Fixa as bases gerais da organização, competência e funcionamento da Junta Nacional da Educação.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-02-20 - Decreto-Lei 47/71 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria-Geral

    Altera o Decreto-Lei n.º 46348, de 22 de Maio de 1965, que fixa as bases gerais da organização, competência e funcionamento da Junta Nacional da Educação.

  • Tem documento Em vigor 1971-09-27 - Decreto-Lei 408/71 - Ministério da Educação Nacional - Gabinete do Ministro

    Promulga a Lei Orgânica do Ministério da Educação Nacional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda