A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 191-B/2008, de 5 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Exprime a concordância, em termos definitivos, do Governo com o projecto de reconversão da refinaria de Sines, classificado como PIN +.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 191-B/2008

Integrado no Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa - SIMPLEX e em cumprimento do Programa do XVII Governo Constitucional, foi criado o regime de classificação de projectos de potencial interesse nacional com importância estratégica (PIN +), constante do Decreto-Lei 285/2007, de 17 de Agosto.

Com o referido regime, atrair e manter os melhores investidores e os melhores projectos através da simplificação procedimental, da eliminação dos principais constrangimentos e da redução dos custos de contexto, identificados como sendo os principais entraves ao desenvolvimento económico de Portugal.

Neste contexto, através da coordenação do interlocutor único e da conferência decisória, designados para o efeito, foi possível, num curto prazo de decisão global (inferior a 90 dias), deliberar sobre os procedimentos autorizativos necessários à concretização do projecto de reconversão da refinaria de Sines que, pelo seu mérito e especial interesse para a economia nacional, foi considerado de excelência e merecedor da classificação como PIN +, através do despacho 17718/2008 (2.ª série), de 1 de Julho, alterado pelo despacho 24541/2008 (2.ª série), de 1 de Outubro.

De notar que a importância do referido projecto para a economia nacional também já tinha sido reconhecida através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2008, de 26 de Março, que aprovou as minutas do contrato de investimento e respectivos anexos, a celebrar entre o Estado Português, a Galp Energia, SGPS, S. A., e a Petróleos de Portugal Petrogal, S. A., nos termos do Decreto-Lei 203/2003, de 10 de Setembro.

Através da presente resolução do Conselho de Ministros, vem o Governo exprimir, em termos definitivos, a sua concordância com o projecto de reconversão da refinaria de Sines. O regime de classificação de projectos PIN + faz decorrer outros efeitos da presente resolução do Conselho de Ministros. Assim, tal como dispõe o n.º 3 do artigo 29.º do Decreto-Lei 285/2007, de 17 de Agosto, os pareceres, aprovações, autorizações, decisões e licenças da responsabilidade da administração central, contidos no documento único produzido pela conferência decisória, apenas produzem efeitos com a entrada em vigor da presente resolução. Para além disso, nos termos do n.º 4 do artigo 28.º do mesmo decreto-lei, o documento único será entregue pelo interlocutor único ao requerente no dia seguinte ao da publicação da presente resolução do Conselho de Ministros.

O projecto de reconversão da refinaria de Sines localiza-se em área abrangida pelo Plano de Urbanização da Zona Industrial e Logística de Sines (PUZILS), que, sob proposta da Câmara Municipal de Sines, foi aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal de 31 de Outubro de 2008 e publicado no Diário da República através do edital 1090/2008 (2.ª série), de 7 de Novembro, da Câmara Municipal de Sines.

Assim:

Ao abrigo do disposto no artigo 29.º do Decreto-Lei 285/2007, de 17 de Agosto, e nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Exprimir, em termos definitivos, a concordância com o projecto de reconversão da refinaria de Sines.

2 - Determinar que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Presidência do Conselho de Ministros, 4 de Dezembro de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/12/05/plain-243387.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/243387.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-09-10 - Decreto-Lei 203/2003 - Ministério da Economia

    Cria o regime contratual único para os grandes projectos de investimento, de origem nacional e estrangeira, e revoga o regime de registo de operações de investimento estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2007-08-17 - Decreto-Lei 285/2007 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime jurídico dos projectos de potencial interesse nacional classificados como PIN +.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda