A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 557/70, de 2 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações ao Plano de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada - Revoga o artigo 94.º e elimina as figuras n.os 53, 57, 83, 84 e 85 do mesmo Plano.

Texto do documento

Portaria 557/70

de 2 de Novembro

A promoção dos cadetes da Escola Naval a aspirantes a oficial nos três últimos anos dos respectivos cursos obriga a introduzir diversas alterações no Plano de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada;

Nestes termos, ao abrigo do disposto no artigo 6.º do Decreto 42862, de 25 de Fevereiro de 1960, alterado pelo Decreto 44441, de 2 de Julho de 1962, e depois de se ter procedido ao estudo previsto no artigo 3.º do mesmo diploma:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Marinha, o seguinte:

1.º Nos artigos 7.º, 20.º, 36.º, 52.º, 75.º e 104.º do Plano de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada e na tabela de uniformes anexa ao mesmo Plano são introduzidas as seguintes alterações:

a) No artigo 7.º as palavras «O boné de bivaque para aspirantes a oficial e cadetes» são substituídas pelas seguintes: «O boné de bivaque para aspirantes a oficial, alunos da Escola Naval, e cadetes»;

b) No artigo 20.º as palavras «é de tecido de algodão (popelina) azulado» são substituídas pelas seguintes: «é de tecido de poliéster e algodão»;

c) No artigo 36.º as palavras «O dólman azul para cadetes» são substituídas pelas seguintes: «O dólman azul para aspirantes a oficial e cadetes, alunos da Escola Naval»;

d) No artigo 52.º as palavras «O jaquetão para oficiais e aspirantes a oficial» são substituídas pelas seguintes: «O jaquetão para oficiais e para aspirantes a oficial e cadetes dos quadros de complemento»;

e) No n.º 1) do artigo 75.º as palavras «Nas mangas da farda, sobrecasaca, jaqueta azul e jaquetão» são substituídas pelas seguintes: «Nas mangas da farda, sobrecasaca, jaqueta azul, jaquetão e dólman azul»;

f) No artigo 104.º as palavras «Aos cadetes» são substituídas pelas seguintes: «Aos aspirantes a oficial e cadetes, alunos da Escola Naval»;

g) Na observação (n) da tabela de uniformes as palavras «no uniforme de cadetes» são substitui. das pelas seguintes: «no uniforme de aspirantes a oficial, alunos da Escola Naval, e de cadetes».

2.º No artigo 52.º do mesmo Plano é incluído um parágrafo com a redacção seguinte:

§ único. O jaquetão dos aspirantes a oficial e cadetes dos quadros de complemento tem em cada ombro duas pequenas passadeiras fixas, do mesmo tecido, para colocar os canutões.

3.º A alínea l) do n.º 1) do artigo 75.º e os artigos 76.º e 77.º do citado Plano tomam a seguinte redacção:

Art. 75.º .........................................................

1) ...................................................................

.......................................................................

l) Aspirantes a oficial:

Alunos da Escola Naval - um galão do padrão n.º 4, colocado na frente anterior do braço direito, ao longo de uma linha diagonal que começa na costura posterior da manga, na altura do cotovelo, e termina na costura anterior da manga, na altura do canhão;

Dos quadros de complemento - um galão do padrão n.º 5 (fig. 81).

Art. 76.º Os distintivos dos cadetes são âncoras com 0,040 m de altura (fig. 82), bordadas a fio de ouro.

Art. 77.º Os distintivos dos cadetes usam-se:

1) No dólman azul:

a) Na folha superior da gola, de cada lado, uma âncora do modelo descrito no artigo 76.º, colocada de forma que a sua parte inferior fica a 0,010 m da abertura dos cantos da gola (fig. 30);

b) Na folha exterior da manga direita: uma âncora do mesmo modelo, colocada a meia distância entre o ombro e o cotovelo.

§ único. A âncora é bordada sobre uma elipse de pano de lã azul-ferrete, com o eixo maior de 0,045 m e o menor de 0,030 m.

2) Nas platinas a colocar no dólman branco e nas passadeiras a colocar no blusão, camisa azul, camisa branca (padrão n.º 3), gabardina, sobretudo e uniformes camuflados: uma âncora do modelo descrito no artigo 76.º, colocada a meio (fig. 82).

§ único. A âncora é bordada da forma indicada no § único do n.º 1) deste artigo.

4.º Ao artigo 75.º do mesmo Plano é acrescentado um novo número com a redacção seguinte:

4) As âncoras a que se refere o n.º 1) do artigo 77.º, no dólman azul, para os aspirantes a oficial, alunos da Escola Naval.

5.º Na tabela a que se refere o artigo 101.º do citado Plano os títulos das colunas (3) e (4) passam a ser, respectivamente: «Aspirantes a oficial e cadetes dos quadros de complemento» e «Aspirante a oficial e cadetes, alunos da Escola Naval».

6.º Nas notas à tabela referida no número anterior é incluída uma nota VI), assim redigida:

VI) Em actos não oficiais os aspirantes a oficial podem usar os uniformes n.os 4-A e 4-B em circunstâncias idênticas às estabelecidas para os oficiais.

7.º O artigo 88.º-A do Plano de Uniformes para Oficiais e Cadetes da Armada passa a ser o artigo 2.º-A do mesmo Plano.

8.º É revogado o artigo 94º do Plano de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada e são eliminadas as figuras n.os 53, 57, 83, 84 e 85 do mesmo Plano.

O Ministro da Marinha, Manuel Pereira Crespo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1970/11/02/plain-243318.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/243318.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-02-25 - Decreto 42862 - Ministério da Marinha - Superintendência dos Serviços da Armada

    Aprova e manda pôr em execução o plano de uniformes para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes da Armada - Substitui o aprovado pelo Decreto n.º 18042.

  • Tem documento Em vigor 1962-07-02 - Decreto 44441 - Ministério da Marinha - Superintendência dos Serviços da Armada

    Dá nova redacção aos artigos 4.º e 6.º dos Decretos n.os 42508 e 42862, que aprovam, respectivamente, o Regulamento de Uniformes e Pequeno Equipamento para Sargentos e Praças da Armada e o Plano de Uniformes para Oficiais, Aspirantes a Oficial e Cadetes da Armada.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda