Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 30558/2008, de 26 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E. P. E., para o triénio de 2008-2010.

Texto do documento

Despacho 30558/2008

1 - Nos termos e ao abrigo do disposto no artigo 6.º dos Estatutos aprovados pelo Decreto-Lei 233/2005, de 29 de Dezembro, são nomeados para o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E. P. E., para o triénio de 2008-2010:

Presidente - Licenciado Torcato José Soares Santos.

Directora clínica - Licenciada Maria do Rosário Dias Capucho.

Enfermeira-directora - Mestre Maria Margarida Leitão Filipe.

Vogais executivos:

Licenciada Maria Luciana Vilela da Silva Monteiro.

Licenciado Victor Emanuel Marnoto Herdeiro.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 15 de Junho de 2008.

18 de Novembro de 2008. - Pelo Ministro de Estado e das Finanças, Carlos Manuel Costa Pina, Secretário de Estado do Tesouro e Finanças. - Pela Ministra da Saúde, Francisco Ventura Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Sinopse curricular Torcato José Soares Santos, 52 anos, residente em Modivas, do Concelho de Vila do Conde, licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, com 14 valores, optou pela carreira de Clínica Geral, em 1983, concluindo o Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar (MGF) em 1987 com 17 valores. Entrou para o Colégio de Clínica Geral, nesse mesmo ano, após prestação de provas específicas, sendo aprovado por Unanimidade e Distinção. O primeiro concurso colocou-o no Centro de Saúde (CS) de Felgueiras em 1988, onde exerceu, entre outras, as funções de chefe dos cuidados personalizados durante quase dois anos. Por concurso foi colocado no Centro de Saúde de Modivas em 1990, onde exerceu funções como Médico de Família, assumindo também as funções de chefe dos cuidados personalizados de 1990 a 1996, saindo a seu pedido e de director do centro de saúde desde 2000 a 2004, terminando quando este CS foi integrado no CS de Vila do Conde/Modivas. Atingiu a categoria de chefe de serviço no CS da Póvoa de Varzim, em Julho de 2003, após prestação de provas públicas. Foi, desde 1991, orientador de formação de internos complementares de MGF em Modivas, até Outubro de 2004. Nessa data é nomeado Coordenador do Internato Complementar de MGF da Zona Norte até assumir as funções de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde, em Janeiro de 2006. De referir ainda dentro das actividades associativas a participação no Colégio da Especialidade de MGF de 1993 a 1999 e diversas actividades no âmbito da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral - APMCG em particular como membro efectivo das Direcções Distritais do Porto de 1988 a 1997.

Sinopse curricular Maria do Rosário Dias Capucho, filha de Vítor Manuel da Silva Capucho e de Maria Fernanda Dias Capucho, nasceu em 30 de Junho de 1949, na freguesia da Venteira, concelho da Amadora, distrito de Lisboa.

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo terminado a parte escolar em 1972 e realizado o estágio de pratica clínica, terminando a licenciatura em Outubro de 1973 com a média final de 14 valores.

Em 1 de Outubro de 1973 iniciou o internato de Policlínica no Hospital de S. João.

Entre 1 de Junho de 1975 e 1 de Março de 1976 cumpriu o Serviço Médico à Periferia, no distrito de Viana do Castelo, obtendo a classificação final de Bom Em 18 de Junho de 1976 fez exame final do Internato de Policlínica, com a classificação de Bom com distinção Em 1 de Setembro de 1976 foi admitida ao Internato de Especialidade de Medicina Interna no então Serviço de Terapêutica Médica, sob a direcção do Prof. Doutor M. Cerqueira Gomes.

Em 23 de Julho de 1980 fez exame final do Internato de Especialidade de Medicina Interna com a classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor.

Em Agosto de 1980 fez concurso documental para a Especialidade de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, tendo obtido a classificação de 16 valores.

Foi colocada como Especialista de Medicina Interna no Hospital Distrital de Barcelos, tendo iniciado funções em 5 de Março de 1981.

Tendo feito re-opção pelo Hospital de Vila Nova de Famalicão, iniciou funções de Especialista de Medicina Interna nesse Hospital em 1 de Dezembro de 1981.

Em 25 de Março de 1983, fez concurso de provas públicas para a vaga de Assistente Hospitalar no Hospital Central de S. João, tendo obtido o primeiro lugar com a classificação de 18,95 valores, e iniciou funções de Assistente Hospitalar nesse Hospital em 1 de Agosto de 1983, com o regime de tempo completo prolongado.

Em 1 de Junho de 1984 foi contratada para Médica Especialista de Medicina Interna do Hospital Distrital da Póvoa de Varzim, cargo que desempenhou, em acumulação com o do Hospital de S. João, até 31 de Dezembro de 1986.

Em Julho de 1989 realizou concurso de habilitação ao grau de Chefe de Serviço Hospitalar de Medicina Interna, tendo sido aprovada.

Em Abril de 1990 foi-lhe concedida, a seu pedido, a passagem ao regime de dedicação exclusiva, com horário de 42 horas semanais, regime de trabalho que mantém até à presente data.

Em Julho de 1997 obteve o 1.º lugar no concurso para provimento de vaga de Chefe de Serviço de Medicina Interna no Hospital Pedro Hispano, com a classificação de 18,7 valores. Tomou posse deste cargo em 18 de Março de 1998.

Desde Novembro de 2003 é Directora do Serviço de Medicina Interna do Hospital Pedro Hispano.

Sinopse curricular Identificação Maria Margarida Leitão Filipe, nascida a 1 de Novembro de 1961 na Freguesia de Sabugal, Concelho de Sabugal, Distrito da Guarda.

Formação académica Mestrado em Ciências de Enfermagem na Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, sob a orientação do Prof. Dr. Nuno Grande, concluído em 10 de Março de 1997 com a classificação final de Muito Bom por unanimidade.

MBA em Gestão dos Serviços de Saúde na Universidade Lusíada do Porto, concluído em 2004 com nota final de 16 valores Formação profissional curso de Enfermagem, concluído em Dezembro de 1984, na Escola Superior de Enfermagem da Guarda, com nota final de 16 valores curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, concluído em Dezembro de 1990, na Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto, com a nota final de 17 valores Percurso profissional Janeiro 1985 a Dezembro de 1988 - Enfermeira, Centro de Saúde do Sabugal Dezembro de 1988 a Fevereiro de 1989 - Enfermeira, Hospital da Guarda, serviço de pneumologia Fevereiro de 1989 a Dezembro de 1990 - curso de Especialização Dezembro de 1990 a Janeiro de 1992 - Enfermeira Especialista, Hospital Guarda, serviço de Obstetrícia Janeiro de 1992 a Abril de 1993 - Enfermeira Especialista, Hospital de S. João, serviço de Obstetrícia, piso 4 Abril de 1993 a Junho de 1996 - Enfermeira Especialista, Hospital Pedro Hispano, serviço de Obstetrícia Junho de 1996 a Março de 2000 - Vogal do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Norte Novembro de 1997 - Nomeada Enfermeira Chefe no Hospital Pedro Hispano Setembro de 1999 - Nomeada Enfermeira Supervisora no Hospital Pedro Hispano Abril de 2000 - Enfermeira Supervisora na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Direcção de Enfermagem Setembro de 2001 - Assessora no Gabinete do Ministro da Saúde para a Área da Enfermagem Abril de 2002 até ao momento - Enfermeira Supervisora na Unidade Local de Saúde de Matosinhos SA, desenvolvendo a sua actividade na direcção de enfermagem.

Março de 2002 - Fevereiro 2006- Regente e docente da disciplina de Enfermagem Obstétrica, no curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa Janeiro 2005 - Docente da disciplina de gestão, no curso de pós licenciatura em especialização em enfermagem, da CESPU 2005 - 2007 - Regente e docente da disciplina de gestão, no curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Católica, Porto e Lisboa 2004-2007 - Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros Formação contínua Vários Cursos: Formação Pedagógica de Formadores, Infecção hospitalar, Contractualização dos Serviços de Saúde, Sistemas Locais de Saúde, Gestão Estratégica de Saúde, Gestão de Cuidados, Cuidados Continuados, Qualidade dos serviços de saúde, inovação em saúde, entre outros.

Jornadas, Seminários, Congressos, Fórum, Conferências, Workshop, Simpósios, Encontros, nacionais e estrangeiros, essencialmente no âmbito das políticas de saúde, organização dos serviços e cuidados de saúde, novas tecnologias da informação e telecomunicação, cuidados continuados, parcerias sociais em saúde.

Formadora Apresentou diversas comunicações em, seminários, congressos, jornadas, nacionais e estrangeiras Foi formadora de vários cursos de formação contínua para enfermeiros Colaborou com várias Escolas Superiores de Enfermagem na formação dos seus alunos.

Docente e Regente na Universidade Fernando Pessoa na Disciplina de Enfermagem Obstétrica Docente e regente da cadeira de gestão, no Mestrado de Enfermagem, da Universidade Católica no Porto e em Sintra Docente da disciplina de gestão nas pós licenciaturas em especialização em enfermagem da CESPU Docente na disciplina de gestão da qualidade e auditorias no mestrado de gestão dos serviços de enfermagem da Universidade Católica Comissões e grupos de trabalho Participou ou longo da sua carreira profissional em várias comissões e grupos de trabalho, entre outros:

Comissão organizadora de encontros científicos Comissão de enfermagem para a elaboração da metodologia de trabalho Júri de concursos para enfermeiros, para pessoal dirigente (presidente e vogal de concursos para Director de Serviço e Chefe de Divisão) Membro do Conselho Geral da Maternidade de Júlio Dinis Representante Regional no GUIE (grupo de Informática em Enfermagem), no IGIFS (Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde) Representante Regional no âmbito do Despacho conjunto 407/98 Representante Regional no Mercado Social de Emprego Representante Regional no Rendimento Mínimo Garantido Presidente da Comissão Regional da Saúde da Mulher e da Criança Vogal da Comissão Externa de Avaliação do Ensino Superior no âmbito das Escolas Superiores de Enfermagem Grupo de implementação dos Centros Saúde de 3.ª geração e Sistemas Locais de Saúde Gestora do programa de Cuidados Continuados na Unidade Local de Saúde de Matosinhos Responsável pela implementação do Sistema de Informação em Enfermagem na ULS de Matosinhos Membro da Comissão de Humanização da ULS Matosinhos Membro da Comissão Técnica de Avaliação de Desempenho da Carreira de Enfermagem Membro da Comissão de Normalização de equipamentos e material de uso clínico da ULS Membro da Assembleia Estatutária da Escola Superior de Enfermagem do Porto Associações Faz parte das seguintes associações:

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses Associação dos Enfermeiros Obstetras Associação Latina para a Análise dos Sistemas de Saúde (sede em Barcelona) Ordem dos Enfermeiros (vogal do Conselho Fiscal 1999- 2003 - Janeiro 2004 -2007 Presidente do conselho Directivo da Secção Regional Norte).

Sinopse curricular Maria Luciana Vilela da Silva Monteiro Nascida em 23 de Fevereiro de 1956 Natural do Porto e residente em S. Mamede de Infesta, Matosinhos Formação Literária e Profissional Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1979, com média final de 16 valores.

Exerce funções de Médica de Família no Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta, no Concelho de Matosinhos desde Março de 1983, altura em que ingressou na Carreira Médica de Clínica Geral, em regime de dedicação exclusiva.

Inscrita no Colégio da Especialidade de Clínica Geral da Ordem dos Médicos desde Dezembro de 1992, após ter concluído a Formação Específica em Exercício e ser integrada como Assistente da Carreira Médica de Clínica Geral.

Provida na Categoria de Chefe de Serviço na ULS de Matosinhos, EPE, desde Setembro de 2005, após ter sido aprovada com 18,25 valores.

Formação Complementar Pós-Graduada Competência de Gestão de Serviços de Saúde concedida pela Ordem dos Médicos Curso Pós Graduado de Climatologia e Hidrologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto De entre outros Curso "General Practice in Europe: Organization and Reforms"- Escuela Nacional de Sanidad-Madrid Curso de Formação Pedagógica de Formadores Cursos na área de Tecnologias e Sistemas de Informação Cursos na área da Epidemiologia e Investigação Curso "Management num Serviço Público"

Curso de Formação de Animadores em Garantia de Qualidade Cargos e Funções Chefe dos Cuidados Personalizados no Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta de 1990 a 1999.

Coordenadora Médica do Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta de 1999 a Janeiro 2006.

Assessora da Directora Adjunta na área da Formação Específica em Exercício e Formação Contínua de 1994 a 1998.

Directora de Internato na Coordenação de Internato Complementar de Clínica Geral da Zona Norte de 1999 a Janeiro de 2006.

Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte desde Fevereiro de 2006.

Membro da Comissão de Ética da ULS de Matosinhos, EPE, desde Janeiro de 2000.

Trabalhos Científicos Co-autora em alguns trabalhos de investigação.

Associações Médicas Sócia da APMCG (Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral) e membro da ADSO (Associação dos Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar).

Sinopse curricular Victor Emanuel Marnoto Herdeiro Dados pessoais Estado civil: casado Nacionalidade: portuguesa Data de nascimento: 18 de Agosto de 1969 Bilhete de identidade: 8 547 814 Formação académica 2000 - 2001 Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra curso de Pós-Graduação em Direito da Medicina.

1998 - 2000 Escola Nacional de Saúde Pública, UNL curso de Especialização em Administração Hospitalar, com a classificação final de 15 valores 1991 - 1996 Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Licenciatura em Direito Experiência Profissional Membro do Núcleo Executivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia do Ambulatório Administrador Hospitalar no Hospital Geral de St.º António E.P.E. - Porto:

o Director do Serviço de Aprovisionamento o Administrador do Serviço de Farmácia o Director dos Serviços Hoteleiros Administrador Hospitalar com as funções de Director dos Serviços Hoteleiros do Hospital Infante D. Pedro - Aveiro (desde de 2000).

Formação diversa 2007 PADIS - Programa De Alta Direcção De Instituições De Saúde -AESE - Escola de Direcção e Negócios.

Comunicações e publicações 2003 a 2008 Realização de várias conferências no âmbito da Logística e Compra Hospitalar

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/11/26/plain-243050.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/243050.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-12-29 - Decreto-Lei 233/2005 - Ministério da Saúde

    Transforma em entidades públicas empresariais os hospitais com a natureza de sociedade anónima, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São João e cria o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., o Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E., e o Centro Hospitalar do Nordeste, E. P. E., e aprova os respectivos Estatutos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda