A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4026/2008, de 15 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Determina que a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) assuma as atribuições, direitos e obrigações da Autoridade de Gestão da I.O. Educação (PRODEP III).

Texto do documento

Despacho 4026/2008

O Decreto-Lei 312/2007, de 17 de Setembro, que fixa as regras de governação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e dos Programas Operacionais (PO) para o período 2007-2013, veio estabelecer o regime que regula a forma como as atribuições, direitos e obrigações das autoridades de gestão dos PO sectoriais, regionais e de assistência técnica do QCA III são assumidas pelos novos Programas Operacionais.

De acordo com o estatuído na alínea a) do n.º 5 do artigo 68º do referido diploma, compete à Autoridade de Gestão do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) assumir as responsabilidades inerentes à Intervenção Operacional da Educação (PRODEP III).

Por via do disposto no n.º 6 do mesmo artigo, a transição entre os Programas produz efeitos mediante despacho conjunto do ministro coordenador da comissão ministerial de coordenação do PO de destino e do ministro que tutela o PO Sectorial do QCA III, despacho nos termos do qual são fixadas a data de extinção, as condições particulares a observar na transferência de funções e os recursos humanos a transitar.

Considerando que no caso da transição entre os referidos Programas Operacionais compete ao Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social e à Ministra da Educação emitir o referido despacho e que as condições institucionais para a sua emissão se encontram reunidas, designadamente, com a aprovação da Resolução de Conselho de Ministros n.º 162/2007, de 12 de Outubro, que veio criar a estrutura de missão para o POPH;

Assim, nos termos do n.º 6 do artigo 68º do Decreto-Lei 312/2007, de 17 de Setembro, determina-se o seguinte:

1 - A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) assume as atribuições, direitos e obrigações da Autoridade de Gestão da I.O. Educação (PRODEP III), a partir da data de produção de efeitos do presente despacho.

2 - Fica directamente responsável pelo encerramento da Intervenção Operacional da Educação (PRODEP III), do PRODEP II e do PRODEP I, a Vogal Executiva da Comissão Directiva do POPH, Dra. Maria Alexandra dos Santos Vilela, a qual exercerá as suas funções sem remuneração adicional.

3 - O pessoal ao serviço da Estrutura de Apoio Técnico Central (EATC) do PRODEP III, independentemente da modalidade do vínculo, transita para o Secretariado Técnico do POPH, nos termos do número seguinte, mantendo o vínculo e todos os direitos, subsídios, regalias sociais, remuneratórias e quaisquer outras correspondentes ao seu lugar de origem, não podendo ser prejudicados nas promoções a que, entretanto, tenham adquirido direito, nem nos concursos públicos a que se submetam, pelo não exercício de actividade no lugar de origem.

4 - A Comissão Directiva do POPH deverá elaborar, no prazo de 30 dias, a contar da data de produção de efeitos do presente despacho, uma relação nominativa dos colaboradores que transitam para o Secretariado Técnico do Programa, a qual será submetida a Despacho do Ministro Coordenador da Comissão Ministerial de Coordenação do Programa Operacional, podendo incluir pessoas afectas às Estruturas Regionais do PRODEP.

5 - As Estruturas de Apoio Técnico Regional (EATR) serão extintas o mais tardar em 30.6.2008, em função das necessidades, devendo manter-se em funções o pessoal técnico afecto assim como os respectivos Coordenadores, sendo os encargos financeiros de funcionamento assegurados pela Assistência Técnica relativa à I.O Educação (PRODEP III) e pelas Direcções Regionais de Educação respectivas.

6 - O pessoal dirigente e de coordenação afecto à estrutura de Apoio Técnico Central do PRODEP III, bem como o respectivo secretariado, permanece em funções, mantendo o seu estatuto remuneratório, até à nomeação dos dirigentes do POPH na sequência da aprovação da sua estrutura orgânica.

7 - A Autoridade de Gestão do POPH e as entidades a que se encontra vinculado o pessoal referido no número anterior devem desencadear, nos termos legais aplicáveis, os mecanismos de mobilidade, de forma a assegurar que esta se processe de forma eficaz e sem impacto na operacionalidade do programa.

8 - A mobilidade do pessoal referida nos números anteriores terá uma duração coincidente com o período de duração total do Programa, podendo ser estabelecidos períodos de mobilidade mais curtos por despacho fundamentado da Comissão Directiva do POPH.

9 - O apoio logístico à Autoridade de Gestão do POPH é assegurado pelo Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, I.P. (IGFSE), nos seguintes termos:

9.1 - Os encargos de funcionamento da Autoridade de Gestão do POPH são suportados pelo Orçamento do IGFSE a partir de 1 de Janeiro de 2008, competindo ao Gabinete de Gestão Financeira (GGF) do Ministério da Educação assumir até essa data o pagamento das despesas que decorreriam do funcionamento da Estrutura de Apoio Técnico do PRODEP III, salvo nas situações previstas no presente despacho.

9.2 - As remunerações dos membros da Comissão Directiva do POPH são suportadas pelo orçamento do IGFSE, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 162/2007, de 12 de Outubro.

9.3 O POPH assegura os pagamentos às entidades beneficiárias com candidaturas aprovadas no âmbito do PRODEP.

9.4 - As instalações utilizadas pelo PRODEP III transitam para a Autoridade de Gestão do POPH nas seguintes condições:

a) As Instalações do PRODEP III, sediadas na Av. Infante Santo, em Lisboa, continuam a ser utilizadas até à transferência para instalações que vierem a ser atribuídas ao POPH, devendo o pagamento dos respectivos serviços de serviços de manutenção, limpeza e segurança ser assegurados a partir de Janeiro de 2008 pelo IGFSE;

b) As instalações utilizadas pelas Estruturas Regionais do PRODEP, deverão ser mantidas até Junho de 2008, sendo até essa data assegurados os custos de manutenção pela Assistência Técnica do PRODEP III e pelo orçamento das Direcções Regionais respectivas, devendo ser encetados os mecanismos relativos à rescisão do contrato de arrendamento das instalações utilizadas pela EAT Norte.

9.5 - Os equipamentos ao serviço da Estrutura de Apoio Técnico Central, transitam para a Autoridade de Gestão do POPH, mantendo-se no entanto a titularidade dos equipamentos no GGF Ministério da Educação, devendo a manutenção dos mesmos ser assegurada pelo IGFSE, IP.

9.6 - Os equipamentos ao serviço das Estruturas de Apoio Técnico Regional do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, mantêm-se na titularidade das Direcções Regionais de Educação, devendo a manutenção e abate dos mesmos ser assegurada pelas respectivas DREs.

9.7 - Os contratos de prestação e fornecimento de serviços cuja celebração teve especificamente em vista apoiar a actividade da EAT Central e da EAT de Lisboa do PRODEPIII transitam para a titularidade do IGFSE a partir de 1 de Janeiro de 2008, mantendo-se os restantes na titularidade das respectivas Direcções Regionais de Educação.

9.8 - Nos termos da al. a) do n.º 8.4, o eficaz funcionamento dos servidores e da actual rede informática serão assegurados pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação até que estejam reunidas as condições técnicas, logísticas e de segurança que possibilitem, quando for caso disso, a respectiva transição para o IGFSE.

9.9 - Os encargos com o arquivo físico da Autoridade de Gestão do POPH são assegurados por verbas inscritas no orçamento do IGFSE, devendo o GGF/ME e respectivas Direcções Regionais de Educação garantir o arquivo físico dos processos referentes ao PRODEP III e PRODEP II, para além dos dossiers relativos ao necessário processo de encerramento do PRODEP, que deverão estar sedeados nas instalações do Secretariado Técnico do POPH.

10 - A Equipa Subsectorial de Controlo do PRODEP III transitará para o POPH a partir 1 de Janeiro de 2008, mantendo-se em exercício de funções o mais tardar com a apresentação à Comissão Europeia da declaração de encerramento pela autoridade de auditoria.

11 - A viatura do GGF/ME afecta ao PRODEPIII transita para o POPH para apoio ao Vogal da Comissão Executiva e equipa responsável pelo encerramento do PRODEPIII, II e I, nos termos do n.º 2 do presente despacho.

12 - O presente despacho produz efeitos a partir de 17 de Dezembro de 2007.

21 de Janeiro de 2008. - O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José António Fonseca Vieira da Silva. - A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Reis Rodrigues.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/02/15/plain-237684.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/237684.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-09-17 - Decreto-Lei 312/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Define o modelo de governação do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 e dos respectivos programas operacionais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda