A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 78/74, de 2 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprova para ratificação o Acordo que introduz modificações nos Protocolos n.os 1, 6, 7 e 8 do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa.

Texto do documento

Decreto 78/74

de 2 de Março

No decurso da segunda reunião do Comité Misto do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa, realizada em Bruxelas em 13 de Novembro de 1973, decidiram as Partes Contratantes introduzir algumas modificações no texto dos Protocolos n.os 1, 6, 7 e 8 do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa, as quais constariam de notas a trocar entre os representantes de ambas as Partes.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 2.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º É aprovado para ratificação o Acordo por troca de notas celebrado em 18 de Dezembro de 1973 entre os representantes do Conselho das Comunidades Europeias e da República Portuguesa, que introduz modificações nos Protocolos n.os 1, 6, 7 e 8 do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa.

Art. 2.º As modificações estabelecidas no referido Acordo por troca de notas, cujo texto vai anexo ao presente decreto, entrarão em vigor no dia seguinte à data da notificação, pelas Partes Contratantes, do cumprimento dos processos internos necessários para este fim.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias - Rui Manuel de Medeiros d'Espiney Patrício.

Assinado em 20 de Fevereiro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Acordo por troca de notas relativo a certas modificações nos Protocolos n.os 1,

6, 7 e 8 do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República

Portuguesa.

Bruxelas, 18 de Dezembro de 1973.

Sr. Embaixador:

No decurso da segunda reunião do Comité Misto C. E. E.-Portugal, realizada em Bruxelas em 13 de Novembro de 1973, as Partes do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa, assinado em 22 de Julho de 1972, examinaram a questão da introdução de certas modificações no texto do dito Acordo.

As modificações projectadas são enumeradas no Anexo à presente carta. Tais modificações entram em vigor no dia seguinte ao dia em que as Partes Contratantes se tenham notificado do cumprimento dos processos necessários para esse fim.

Tenho a honra de confirmar a V. Ex.ª o acordo da Comunidade sobre as referidas modificações.

Muito agradeço a V. Ex.ª se digne acusar a recepção da presente carta e confirmar-me o acordo do Governo Português sobre o seu conteúdo.

Queira aceitar, Sr. Embaixador, a expressão da minha mais alta consideração.

Em nome do Conselho das Comunidades Europeias, E. P. Wellenstein, director-geral.

Bruxelas, 18 de Dezembro de 1973.

Sr. Director-Geral:

Tenho a honra de acusar a recepção da carta de V. Ex.ª, de hoje, do seguinte teor:

Sr. Embaixador:

No decurso da segunda reunião do Comité Misto C. E. E.-Portugal, realizada em Bruxelas em 13 de Novembro de 1973, as Partes do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa, assinado em 22 de Julho de 1972, examinaram a questão da introdução de certas modificações no texto do dito Acordo.

As modificações projectadas são enumeradas no Anexo à presente carta. Tais modificações entram em vigor no dia seguinte ao dia em que as Partes Contratantes se tenham notificado do cumprimento dos processos necessários para esse fim.

Tenho a honra de confirmar a V. Ex.ª o acordo da Comunidade sobre as referidas modificações.

Muito agradeço a V. Ex.ª se digne acusar a recepção da presente carta e confirmar-me o acordo do Governo Português sobre o seu conteúdo.

Queira aceitar, Sr. Embaixador, a expressão da minha mais alta consideração.

Tenho a honra de confirmar a V. Ex.ª o acordo do Governo Português sobre o que precede.

Queira aceitar, Sr. Director-Geral, a expressão da minha mais elevada consideração.

F. de Magalhães Cruz, embaixador, chefe da Missão de Portugal junto das Comunidades Europeias.

veraneantes

ANEXO

I. Protocolo 1, relativo ao regime aplicável a certos produtos:

... Artigo 4 3. Segundo traço:

Quando originários da Dinamarca e do Reino Unido, Portugal elimina os direitos de importação nas proporções e segundo o calendário seguinte:

(ver documento original) II. Protocolo 6, relativo ao regime especial aplicável às importações de veículos automóveis e à indústria da montagem em Portugal:

... Artigo 6 2. Em relação aos veículos automóveis originários da Comunidade, quer importados já montados, quer montados em Portugal, o elemento protector dos direitos de importação de natureza fiscal será reduzido segundo o disposto no parágrafo 3 do artigo 4 do Acordo, tendo em atenção a declaração anexa ao Protocolo.

III. Protocolo 7, relativo à eliminação de certas restrições quantitativas em vigor em Portugal:

Na alínea a) do texto em língua holandesa do Protocolo, a expressão «jaarlijkse tarief contingenten» deve ser substituída pela expressão «jaarlijkse contingenten».

IV. Protocolo 8, relativo ao regime aplicável a certos produtos agrícolas:

... Artigo 6 2. Para os produtos referidos nos artigos 1, 2 e 3, a Dinamarca e o Reino Unido eliminam progressivamente a diferença existente entre os direitos efectivamente aplicados em 1 de Janeiro de 1972 e os direitos que resultam da aplicação dos referidos artigos, segundo o ritmo seguinte:

(ver documento original) Em derrogação do calendário acima mencionado, o calendário seguinte:

(ver documento original) aplicar-se-á aos produtos a seguir enumerados:

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/03/02/plain-234135.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/234135.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-03-20 - AVISO DD3700 - MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

    Torna público terem sido cumpridas, por Portugal, as formalidades internas necessárias para a entrada em vigor do Acordo por troca de notas celebrado, em 18 de Dezembro de 1973, entre os representantes do Conselho das Comunidades Europeias e da República Portuguesa, que introduz modificações nos Protocolos n.os 1, 6, 7 e 8 do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa.

  • Tem documento Em vigor 1974-03-20 - Aviso - Ministério dos Negócios Estrangeiros - Direcção-Geral dos Negócios Económicos

    Torna público terem sido cumpridas, por Portugal, as formalidades internas necessárias para a entrada em vigor do Acordo por troca de notas celebrado, em 18 de Dezembro de 1973, entre os representantes do Conselho das Comunidades Europeias e da República Portuguesa, que introduz modificações nos Protocolos n.os 1, 6, 7 e 8 do Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda