A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4897, de 29 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços máximos de revenda e de venda ao público do leite pasteurizado nas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

Texto do documento

Despacho

A política de fomento da produção de leite e carne que tem vindo a ser adoptada provocou no arquipélago dos Açores uma reacção altamente favorável, a tal ponto que pode hoje considerar-se como primeira zona produtora de leite do País e a grande fornecedora de lacticínios, tanto do continente como do arquipélago da Madeira.

Com vista a aumentar o valor do leite junto do produtor, a tornar possível o abastecimento de leite pasteurizado nos centros populacionais mais importantes e, ainda, a permitir a produção de lacticínios mais qualificados, designadamente os dietéticos, estão actualmente em curso diligências várias no sentido de se criarem, embora gradualmente e por zonas, serviços de classificação do leite entregue pelo produtor.

A fim de que o leite de melhor qualidade, logo que seja classificado, possa ser prioritàriamente utilizado no abastecimento público como leite pasteurizado, fixam-se, desde já, os respectivos preços de venda, cabendo, portanto, às entidades interessadas requerer à Direcção-Geral dos Serviços Pecuários a aprovação das suas instalações e à Junta Nacional dos Produtos Pecuários a aprovação dos seus planos de abastecimento.

Nestes termos, ao abrigo do disposto nos artigos 2.º e 17.º do Decreto-Lei 47710, de 18 de Maio de 1967, determino o seguinte:

1.º Os preços máximos de revenda e de venda ao público do leite pasteurizado nas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta são os seguintes:

(ver documento original) 2.º Aos preços fixados no número anterior para a venda ao público poderá acrescer a importância de $10 por garrafa que for vendida para consumo em locais situados fora da área das cidades nele referidas.

3.º O preço máximo do leite pasteurizado vendido em bilhas é de 3$40 por litro nos postos de abastecimento.

4.º Os preços máximos de revenda e de venda ao público do leite comum no arquipélago dos Açores são os seguintes, por litro:

(ver documento original) 5.º Logo que estiverem em funcionamento os serviços e for possível efectuar a classificação do leite, este será imediatamente pago ao produtor, segundo a sua qualidade, independentemente da utilização que lhe for dada.

6.º São revogados os n.os 2.6 e 9 do despacho de 30 de Setembro de 1971, publicado no Diário do Governo, n.º 231, da mesma data.

Secretaria de Estado do Comércio, 19 de Dezembro de 1972. - O Secretário de Estado do Comércio, Alexandre de Azeredo Vaz Pinto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/12/29/plain-233052.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/233052.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-05-18 - Decreto-Lei 47710 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado do Comércio - Comissão de Coordenação Económica

    Promulga a organização da produção e abastecimento de leite.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda