A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 539/72, de 22 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Concede autorização à Siderurgia Nacional, S. A. R. L., para instalar, no distrito do Porto, um estabelecimento industrial siderúrgico, compreendendo acearia e laminagem.

Texto do documento

Decreto-Lei 539/72

de 22 de Dezembro

A Siderurgia Nacional, S. A. R. L., solicitou autorização para instalar, no distrito do Porto, o estabelecimento industrial siderúrgico correspondente à parte I da fase III do plano de expansão do empreendimento, a cuja execução o Governo havia já dado o seu acordo por despacho publicado no Boletim Semanal da Direcção-Geral dos Serviços Industriais, de 27 de Outubro de 1971.

O novo condicionalismo em que a indústria siderúrgica nacional terá de, mover-se, por força dos recentes acordos celebrados com as comunidades europeias, dá maior relevância aos objectivos de abastecimento regional e de exportação visados pela empresa, e aliás já contemplados no despacho ministerial que, em 15 de Setembro de 1956, definiu as condições de instalação da unidade do Seixal.

Espera-se, por outro lado, que a implantação desta unidade na região nortenha possa estimular outras actividades produtivas, contribuindo assim para o necessário reforço e diversificação da estrutura produtiva regional.

Julga, por isso, o Governo oportuno dar satisfação ao solicitado pela Siderurgia Nacional, S. A. R. L., quanto à localização da referida unidade siderúrgica.

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Fica o Governo autorizado, pelo Secretário de Estado da Indústria, a conceder à Siderurgia Nacional, S. A. R. L., autorização para, em execução do plano de expansão correspondente à parte I da fase III do empreendimento, instalar em local a designar no distrito do Porto um estabelecimento industrial siderúrgico, compreendendo acearia e laminagem, nas condições do presente diploma.

Art. 2.º A licença será concedida com aplicação das condições estabelecidas pelo Decreto-Lei 47521, de 3 de Fevereiro de 1967, e do alvará 15, de 26 de Julho de 1967, contando-se a partir desta última data o prazo de quinze anos fixado no mesmo alvará.

Art. 3.º A Siderurgia Nacional, S. A. R. L., fica obrigada aumentar o seu capital no montante e nas condições que vierem a ser fixadas pelo Secretário de Estado da Indústria, quando da decisão final sobre a instalação do novo alto-forno prevista para a parte II da fase III do empreendimento.

Art. 4.º Serão reservados à subscrição pública 20 por cento dos aumentos de capital efectuados pela Siderurgia Nacional para financiamento desta fase III.

Art. 5.º A execução da parte I deverá estar concluída nos vinte e quatro meses subsequentes ao despacho de autorização do Secretário de Estado da Indústria.

Art. 6.º Por despacho do Secretário de Estado da Indústria a Siderurgia Nacional, S. A.

R. L., poderá ser obrigada a:

1) Ceder aos construtores nacionais de turbinas hidráulicas ou de outro equipamento pesado e em condições semelhantes às agora praticadas na fábrica do Seixal instalações para fundição de peças pesadas com utilização do forno eléctrico a instalar;

2) Não praticar qualquer discriminação entre as entidades referidas na alínea anterior no que respeita a preços, prazos e outras condições de venda, nos fornecimentos do material em fusão necessário ao funcionamento daquelas instalações.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias.

Promulgado em 15 de Dezembro de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/12/22/plain-232807.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232807.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-02-03 - Decreto-Lei 47521 - Ministérios das Finanças, do Ultramar e da Economia - Secretaria de Estado da Indústria

    Autoriza o Governo, pelos Ministros das Finanças, do Ultramar e da Economia, a conceder à Siderurgia Nacional, S. A. R. L., autorização para ampliação das suas instalações siderúrgicas no Seixal, nas condições estabelecidas no presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda