A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 503/72, de 11 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Confere o direito à aposentação a todo o pessoal que actualmente presta serviço em tempo integral na Obra das Mães pela Educação Nacional.

Texto do documento

Decreto-Lei 503/72

de 11 de Dezembro

A Obra das Mães pela Educação Nacional foi instituída, nos termos do Decreto-Lei 26893, de 15 de Agosto de 1936, como associação de utilidade pública.

Ao longo de quase quarenta anos de actividade, porém, o aumento do número e complexidade das suas funções, aliado à escassez de recursos financeiros próprios, foi colocando a associação cada vez mais na dependência do Estado, que hoje cobre quase na totalidade as respectivas despesas.

Embora se torne conveniente proceder a uma revisão global da natureza e do regime da Obra das Mães pela Educação Nacional, o presente diploma, por agora, visa apenas resolver o problema mais urgente com que actualmente se debate a referida associação: o da aposentação do seu pessoal, actualmente impedido de se inscrever na Caixa Geral de Aposentações e sujeito a todos os prejuízos daí decorrentes.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para vale como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É conferido a todo o pessoal que actualmente presta serviço em tempo integral na Obra das Mães pela Educação Nacional o direito aposentação, devendo para esse efeito ser inscrito na Caixa Geral de Aposentações, contando-se-lhes todo o tempo de serviço já prestado.

2. A admissão de novos servidores fica dependente da fixação de quadros aprovados por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Educação Nacional.

3. Ao cálculo do pagamento a quota legal devida pelo pessoal referido no n.º 1 são aplicáveis o corpo e os § § 1.º e 2.º do artigo 12.º do Decreto-Lei 26503, de 6 de Abril de 1936.

Art. 2.º - 1. Exceptuam-se do disposto no artigo anterior os funcionários da Obra das Mães pela Educação Nacional, que em 31 de Dezembro de 1970 tinham idade superior a 70 anos, aos quais deverá o Ministério da Educação Nacional conceder subsídios vitalícios, fixados caso por caso e nunca inferiores à pensão que lhes competiria se fossem aposentados.

2. No orçamento ordinário do Ministério da Educação Nacional será anualmente inscrita uma verba consignada especialmente a este fim.

3. O Ministro da Educação Nacional poderá autorizar a Obra das Mães pela Educação Nacional a contratar com instituição de crédito idónea a constituição a favor dos funcionários referidos no presente artigo de rendas vitalícias com prestações mensais de valor igual aos subsídios previstos no mesmo número, cessando, então, a concessão destes.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias - José Veiga Simão.

Promulgado em 2 de Dezembro de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/12/11/plain-232492.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232492.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1936-04-06 - Decreto-Lei 26503 - Ministério das Finanças - Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

    Promulga diversas disposições acerca de aposentação, definindo o pessoal abrangido pelo direito à aposentação bem como o montante das cotas de inscrição na Caixa Geral de Aposentações.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-04-07 - Decreto-Lei 70/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Educação e Ciência e da Reforma Administrativa

    Determina que o tempo de serviço prestado na extinta Obra das Mães pela Educação Nacional seja contável para efeitos de aposentação ou subsídio vitalício.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda