A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10406/2008, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Considera relevante, para além do «rendimento bruto por categoria, de acordo com as categorias de rendimentos do CIRS», o rendimento global constante na nota de liquidação, para os efeitos previstos na cláusula terceira do protocolo de cooperação e coordenação de procedimentos entre os serviços da administração fiscal e das instituições da segurança social, homologado em 6 de Dezembro de 2004.

Texto do documento

Despacho 10406/2008

O Decreto-Lei 92/2004, de 20 de Abril, no uso da autorização legislativa concedida pela alínea d) do n.º 1, do artigo 47.º da Lei 107-B/2003, de 31 de Dezembro, veio estabelecer a forma, extensão e limites da interconexão de dados entre os serviços da administração fiscal e as instituições da segurança social. A alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º desse diploma identificou, de entre as várias categorias de dados sujeitos a interconexão, os rendimentos e despesas das pessoas singulares e colectivas, enquanto que o n.º 3 do artigo 7.º fixou as finalidades do tratamento de dados em causa. Por outro lado, tendo o artigo 12.º desse decreto-lei remetido para protocolo a celebrar entre os serviços da administração fiscal e as instituições da segurança social, as regras relativas à concretização da cooperação, coordenação e procedimentos, o mesmo foi homologado pelos Ministros da área das Finanças e da Segurança Social em 6 de Dezembro de 2004.

Considerando que, na identificação dos dados a transmitir pelos serviços da administração fiscal às instituições da segurança social, discriminados no "Anexo A" ao referido protocolo, é indicado apenas como dado relevante contido na declaração de IRS ou na respectiva nota de liquidação, o «rendimento bruto por categoria, de acordo com as categorias de rendimentos do CIRS».

Verifica-se que a informação disponibilizada coloca alguns constrangimentos ao nível operacional, pois, para efeitos da verificação dos critérios legalmente estabelecidos, tal informação deveria incluir igualmente o rendimento global, constante na nota de liquidação.

Assim, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei 92/2004, de 20 de Abril, e nos termos dos Despachos n.º 17829/2005, de 27 de Julho de 2005, publicado no Diário da República n.º 159 (2.ª série) de 19 de Agosto e n.º 10847/2005, de 28 de Abril de 2005, publicado no Diário da República n.º 93 (2.ª série), de 13 de Maio, determina-se o seguinte:

1 - Para os efeitos previstos na cláusula terceira do protocolo de cooperação e coordenação de procedimentos entre os serviços da administração fiscal e das instituições da segurança social, homologado em 6 de Dezembro de 2004, é considerado dado relevante, para além do «rendimento bruto por categoria, de acordo com as categorias de rendimentos do CIRS», o rendimento global constante na nota de liquidação.

2 - Os dados indicados no número anterior incluem-se no Anexo A ao citado protocolo desde a respectiva celebração.

3 - O presente despacho conjunto entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

31 de Março de 2008. - O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Manuel Baptista Lobo. - O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Manuel Dias de Jesus Marques.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/04/09/plain-232148.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232148.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-12-31 - Lei 107-B/2003 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2004.

  • Tem documento Em vigor 2004-04-20 - Decreto-Lei 92/2004 - Ministério da Segurança Social e do Trabalho

    No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 107-B/2003, de 31 de Dezembro, estabelece a forma, extensão e limites da interconexão de dados entre os serviços da administração fiscal e as instituições da segurança social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda