Despacho 12 224/2005 (2.ª série). - Considerando que a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, prevê que o recrutamento dos titulares de cargos de direcção intermédia é efectuado por escolha de entre funcionários que correspondam ao perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objectivos do serviço;
Considerando que o candidato único ao lugar tem o perfil requerido;
Considerando que foram cumpridas todas as formalidades legais para o provimento do lugar de director de serviços para dirigir a Direcção Técnica da Direcção Executiva do Instituto Superior Técnico:
Nomeio, nos termos do artigo 21.º da Lei 2/2004, para o exercício das funções de director de serviços, para dirigir a Direcção Técnica da Direcção Executiva do Instituto Superior Técnico, o técnico superior de 1.ª classe José Manuel Ramos Riscado.
O presente despacho produz efeitos a partir do dia 13 de Maio de 2005.
16 de Maio de 2005. - O Presidente, Carlos Matos Ferreira.
Nota curricular
Nome - José Manuel Ramos Riscado.
Data de nascimento - 15 de Fevereiro de 1967.
Nacionalidade - portuguesa.
Habilitações literárias - licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.
Formação complementar - pós-graduação em Estudos Europeus, vertente Económica, pela Universidade Católica Portuguesa.
Experiência profissional:
Ingressou no Instituto Superior Técnico (IST) em 1 de Setembro de 1992.
Sempre desempenhou as suas funções, nos vários cargos por que passou, com competência e grande sentido de responsabilidade, nomeadamente no desempenho das funções como coordenador de projectos de formação promovidos pelo IST no âmbito do Fundo Social Europeu (FSE), coordenador do Núcleo de Formação do IST, coordenador do Gabinete de Apoio à Pós-Graduação e Formação Contínua do IST e director da Direcção Técnica da Direcção Executiva do IST. Desempenhou ainda as funções de responsável financeiro de todos os projectos de formação e e-learning promovidos pelo IST no âmbito do FSE e FEDER entre o período de 1994 a 2004. Exerceu também funções de consultadoria nas áreas de auditoria, planeamento e análise financeira, avaliação de projectos, contabilidade e fiscalidade junto de PME e particulares entre o período de 1997 e 2004. Exerceu ainda funções de consultadoria nas áreas de planeamento, gestão e controlo financeiro, gestão e auditoria de projectos, contabilidade e fiscalidade junto do centro de investigação IN+, Centro de Estudos e Inovação em Tecnologia, entre o período de 1999 e 2001.
Acções de formação:
Auditoria e fiscalidade.
Contabilidade analítica.
IRC - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas.
Análise das demonstrações financeiras.
Desmaterialização das declarações fiscais e ATD.
Constituição, dissolução, liquidação e transformação de sociedades.
Implementação do euro nas empresas;
Reforma fiscal - seis meses de vigência.
Encerramento e prestação de contas de 2003, estrutura conceptual do IASB e Orçamento do Estado para 2004.
Orçamento do Estado para 2005, encerramento de contas de 2004.
Navegação na Internet.