A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução DD1603, de 7 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Determina o afastamento de todo o conselho de administração da Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, S. A. R. L., e nomeia, em sua substituição, uma comissão administrativa.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros, reunido em 7 de Fevereiro de 1975, decidiu:

1. A situação da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, S. A. R. L., tem vindo a merecer a constante atenção do Governo através do Ministério do Equipamento Social e do Ambiente, visto tratar-se de uma empresa que tem recebido avultado apoio do sector público, que desenvolve a sua actuação na actividade essencial do transporte marítimo nacional de que constitui parcela muito importante, que representa um investimento da ordem dos 2 milhões de contos e que abrange cerca de três mil e quinhentos trabalhadores.

2. Tendo-se vindo a verificar o agravamento desta situação a par da constatação de dificuldades no funcionamento do seu conselho de administração, o que não dava garantias suficientes para a melhor realização dos interesses da Companhia, não assegurando, por conseguinte, a adequada prossecução dos interesses gerais do País em matéria de transportes marítimos e em matéria social, foi determinado, por despacho do Ministro do Equipamento Social e do Ambiente de 29 de Janeiro de 1975, ao abrigo do artigo 2.º do Decreto-Lei 660/74, de 25 de Novembro, um inquérito urgente para avaliar da real situação da empresa a fim de serem propostas ao Governo as providências mais adequadas à sua gestão.

3. Em face do relatório sumário produzido pela comissão de inquérito é possível concluir desde já, sem prejuízo das conclusões do relatório final:

a) A situação económica e financeira da CTM, embora de difícil determinação, motivada pelo atraso que se verifica no sector da contabilidade, tem vindo a agravar-se, tornando-se necessária a intervenção financeira do Estado a fim de ser possível a sobrevivência da empresa, a sua contribuição para o desenvolvimento económico do País e a satisfação dos interesses superiores da colectividade nacional;

b) Incapacidade revelada pelo actual conselho de administração de funcionar como órgão colegial dada a existência de graves tensões entre os seus membros, que impossibilitaram a sua coesão, e o seu funcionamento em condições de eficiência, tendo-se agravado pela saída inopinada para o estrangeiro e pedido de demissão durante o decorrer do inquérito, de um dos membros do conselho Dr. Luís Fontoura, em condições muito estranhas que urge esclarecer.

4. Impõe-se, por conseguinte, a intervenção do Estado na CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, S. A. R. L.

Nestes termos, verificando-se a situação descrita no artigo 1.º do Decreto-Lei 660/74, de 25 de Novembro, determina-se:

a) O afastamento imediato de todo o conselho de administração da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, S. A. R. L.;

b) A nomeação de uma comissão administrativa que assegurará a administração da Companhia, com a seguinte composição:

Comandante José Carlos Pires Monteiro;

Dr. Manuel de Oliveira e Silva Rebelo Hespanha;

Dr. António Matias Fernandes;

Dr. Fernando da Silva Figueiredo.

Esta comissão administrativa exercerá as suas funções até futura nomeação de um conselho de administração eleito pelos accionistas, que tenha o acordo do Governo, podendo o Ministro do Equipamento Social e do Ambiente determinar a todo o tempo, e por simples despacho, o alargamento da comissão administrativa com os elementos que julgar necessários.

Presidência do Conselho de Ministros, 7 de Fevereiro de 1975. - O Primeiro-Ministro, Vasco dos Santos Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/02/07/plain-229237.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/229237.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-11-25 - Decreto-Lei 660/74 - Presidência do Conselho de Ministros

    Fixa normas sobre a assistência do Estado às empresas privadas, individuais ou colectivas, que não funcionem em termos de contribuir normalmente para o desenvolvimento económico do País.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda