A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 678/73, de 20 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Permite que os financiamentos autorizados pelo Fundo Nacional do Abono de Família (F. N. A. F.), nos termos do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 577/71, de 21 de Dezembro, possam ser concedidos aos cônjuges quando os mesmos sejam beneficiários da Previdência.

Texto do documento

Decreto-Lei 678/73

de 20 de Dezembro

O Decreto-Lei 577/71, de 21 de Dezembro, determinou que a atribuição das casas construídas pela Prodac se fizesse apenas a agregados familiares cujos chefes fossem beneficiários de uma caixa sindical de previdência.

Todavia, dentro de um espírito de justiça social e com o intuito de tornar a regalia em questão extensiva a agregados familiares cujos chefes não sejam beneficiários da Previdência, entendeu-se útil autorizar, nos termos do diploma legal referido, a fruição de uma casa nas hipóteses em que a mulher casada, não sendo chefe de família, é, contudo, beneficiária da Previdência.

A adopção desta medida, para além de contribuir para uma maior protecção e coesão da família, justifica-se atendendo a que, frequentemente, o contributo do cônjuge para a manutenção do agregado familiar é tão importante como o do chefe de família.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os financiamentos autorizados pelo Fundo Nacional do Abono de Família (F.

N. A. F.), nos termos do artigo 1.º do Decreto-Lei 577/71, de 21 de Dezembro, podem ser concedidos aos cônjuges quando os mesmos sejam beneficiários da Previdência e tal condição se não verifique relativamente ao chefe de família.

Art. 2.º Na escritura do mútuo que se refere o artigo anterior é necessária a intervenção de ambos os cônjuges, salvo nos casos de impossibilidade devidamente comprovada.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Joaquim Dias da Silva Pinto.

Promulgado em 5 de Dezembro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/12/20/plain-229001.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/229001.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-12-21 - Decreto-Lei 577/71 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas

    Autoriza o Fundo Nacional do Abono de Família a financiar, até ao limite de 60000 contos, a construção de habitações destinadas a famílias cujos chefes sejam beneficiários de uma caixa sindical de previdência e se encontrem abrangidos pelo contrato celebrado em escritura pública de 7 de Outubro de 1971 entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Prodac - Associação de Produtividade na Auto-Construção.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda