A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4669, de 10 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina a constituição de um grupo de trabalho destinado a promover a concessão de prestações suplementares à pensão social ou aos benefícios da Previdência.

Texto do documento

Despacho

1. O Decreto-Lei 217/74, de 27 de Maio, apontando para um sistema integrado de segurança social mediante uma progressiva substituição do sistema de previdência e assistência com vista a uma acção global e unitária, instituiu uma pensão social a atribuir a todas as pessoas que, não estando abrangidas por quaisquer regimes de previdência social, se encontram inscritas no Instituto da Família e Acção Social e na Misericórdia de Lisboa para efeito de concessão de subsídios de assistência.

Urgindo regulamentar tal benefício, considerou-se que, dada a conjuntura financeira, de entre as pessoas abrangidas por aquelas entidades, são os indivíduos de idade superior a 65 anos e os inválidos que, por força do despacho de 1 do corrente, passam a beneficiar da pensão social.

Porém, há que preparar a generalização desta pensão a todos os que vierem a inscrever-se e se encontrem em situação similar.

Por outro lado, a existência de idosos e inválidos que, para além da pensão social que lhes venha a ser atribuída, necessitarão de subsídios suplementares que lhes permitam suportar certos encargos, assim como impondo-se o estudo de critérios de concessão de subsídios para complemento do salário de famílias em situações especiais, determino a constituição de um grupo de trabalho com os seguintes objectivos:

Sistematizar as situações de idosos e famílias que necessitem de prestações suplementares à pensão social ou aos benefícios da Previdência;

Elaborar as fichas para colheita dos elementos necessários à concessão das prestações e à obtenção de dados de gestão a nível regional e nacional;

Constituir, em colaboração com técnicos da informática da SCML, as tabelas a usar na determinação do montante das prestações suplementares;

Estudar em ordem a uma uniformização as funções e o funcionamento dos serviços de recepção em todo o País, referindo que os técnicos deverão desempenhar as referidas funções.

2. O referido grupo de trabalho será constituído por:

Quatro técnicos do Instituto da Família e Acção Social:

Dois da Divisão de Acolhimento, Informação e Orientação;

Dois dos Serviços de Acção Directa.

Três técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;

Um técnico da Caixa Nacional de Pensões;

Um técnico da Direcção-Geral da Previdência;

Um técnico do Gabinete de Planeamento.

3. O grupo deverá apresentar o seu trabalho no fim do corrente mês.

Ministério dos Assuntos Sociais, de 10 de Julho de 1974. - O Secretário de Estado da Segurança Social, Maria de Lourdes Pintasilgo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/07/10/plain-228215.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/228215.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-05-27 - Decreto-Lei 217/74 - Presidência do Conselho de Ministros

    Garante a todos os trabalhadores por conta de outrem, incluindo funcionários públicos e administrativos, uma remuneração mensal de 3.300$ e aprova um conjunto de benefícios sociais tendo em vista a melhoria da situação das classes que se encontram em pior situação.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda