Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD3513, de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

público ter sido aprovada a emissão de uma nova chapa de notas do Banco de Portugal, de 1000$00 (chapa 11, efígie de D. Pedro V).

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 2.º do artigo 21.º dos Estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962, de 29 de Junho de 1931, com as alterações aprovadas pelo Decreto-Lei 44432, de 29 de Junho de 1962, faz-se público que, por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Julho último, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 1000$00 (chapa 11, efígie de D. Pedro V), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Frente da nota

A.1 - Composição do desenho

No centro da nota destaca-se a efígie de D. Pedro V, aparecendo na zona inferior direita da efígie a legenda «D. Pedro V».

À esquerda e na parte superior aparece o letreiro «Banco de Portugal» sobre ornato. À direita e na parte superior, o número «1000», em caracteres geométricos, sendo os algarismos «zeros» deste número ornamentados interiormente com duas efígies, as quais aparecem ampliadas no verso da nota. O mesmo número «1000» aparece na parte inferior esquerda. Centrado na metade direita da nota, o dístico «Mil escudos», tendo por cima o «Escudo nacional» e por baixo o dístico «ouro». À esquerda do «Escudo nacional» aparece o dístico «Ch. 11». A nota tem um ornato mais ou menos envolvente dos elementos já mencionados. O fundo da nota é constituído por grinaldas rectilíneas e paralelas, excepto na zona interior do ornato da metade direita.

A.2 - Cores

O fundo da nota é na cor azul-clara, tendo na zona central das margens maiores uma faixa íris de tonalidade verde-clara e castanha-clara.

A efígie de D. Pedro V tem a cor azul-esverdeada, bem como os ornatos esquerdos e o ornato extremo direito. Este último, tem, no entanto, a ponta superior de cor azul-clara. Também o número «1000» inferior esquerdo tem a cor azul-esverdeada.

Em castanho-escuro, são: o número «1000» superior direito, o «Escudo nacional», os dísticos «Mil escudos», «ouro», «Ch. 11» e os ornatos horizontais superiores da metade direita.

O ornato de traço branco que aparece na metade direita tem os espaços preenchidos em cinzento e em duas tonalidades de azul.

B) Verso da nota

B.1 - Composição do desenho

Na metade esquerda duas efígies (D. Pedro e sua mulher), de perfil e parcialmente sobrepostas. Na zona inferior, e da esquerda para a direita, encontra-se o número «1000», em caracteres geométricos sobre ornato, uma vinheta representando motivos religiosos e uma locomotiva a vapor.

Na zona superior, o letreiro «Banco de Portugal», sobre ornato. O mesmo fundo em grinaldas aparece exteriormente aos ornatos.

B.2 - Cores

O fundo tem cor igual à da frente, havendo apenas a troca de cores na zona íris (castanho-claro e verde-claro).

As efígies são a azul-esverdeado-claro, bem como as vinhetas.

Os ornatos são em verde-escuro, excepto o ornato extremo esquerdo a traço branco, que é idêntico ao da face anterior, aparecendo na zona central um outro ornato a traço branco com os espaços preenchidos a lilás e a dois tons de verde.

C) Marca de água e filete de segurança

A marca de água, situada na metade esquerda da nota, é um retrato de D. Pedro V, redução do retrato impresso na frente. Esta é uma zona livre de qualquer impressão.

O filete de segurança é um traço descontínuo, situado na metade direita da frente da nota e paralelo às margens menores.

D) Dimensões

As notas, incluídas as respectivas margens, medirão 163 mm x 82 mm.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 8 de Agosto de 1974. - Pelo Director-Geral, José Pedro Pereira Monteiro Fernandes.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/08/14/plain-227756.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/227756.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda