Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 772/74, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Reintegra no Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, a partir de 1 de Dezembro de 1974, os funcionários que transitaram daquele organismo para a Comissão dos Edifícios de Organismos Dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social, ao abrigo da cláusula IX da Portaria n.º 495/72, de 24 de Agosto, e que, nos termos da mesma, hajam optado pela manutenção do seu anterior estatuto jurídico.

Texto do documento

Portaria 772/74

de 30 de Novembro

A Comissão dos Edifícios de Organismos Dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social foi criada pela Portaria 495/72, de 24 de Agosto, com a finalidade de promover, orientar e fiscalizar a construção, remodelação e conservação de edifícios para instalação de organismos dependentes do mesmo Ministério.

Entre os organismos dependentes incluía-se o Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, que, por esse facto, beneficiava dos serviços prestados pela Comissão, comparticipando, por essa condição, nas despesas de funcionamento da mesma, nos termos da cláusula VIII da citada portaria.

Por outro lado, de harmonia com a cláusula IX, o pessoal ao serviço das entidades, instituições e organismos dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social podia transitar para os quadros do pessoal técnico e administrativo da Comissão, sendo-lhe aplicável o Estatuto do Pessoal da Administração das Instituições de Previdência, sem prejuízo, em qualquer circunstância, da sua categoria, antiguidade e demais regalias. Tratando-se, porém, de pessoal dos quadros do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, poderia o mesmo manter o seu estatuto jurídico próprio, sempre que por ele expressamente optasse.

Verificando-se, porém, que a competência respeitante aos assuntos da Comissão em referência foi, pelo Decreto-Lei 488/74, de 26 de Setembro, cometida ao Ministro dos Assuntos Sociais, torna-se necessário regularizar a situação dos funcionários que transitaram do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, tendo optado pela manutenção do respectivo estatuto jurídico, bem como a responsabilidade financeira do mesmo organismo.

Nestes termos:

Manda o Governo Provisório da República Portuguesa, pelos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais:

I) São reintegrados no Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, a partir de 1 de Dezembro de 1974, os funcionários que transitaram deste organismo para a Comissão dos Edifícios de Organismos Dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social, ao abrigo da cláusula IX da Portaria 495/72, de 24 de Agosto, e que, nos termos da mesma, hajam optado pela manutenção do seu anterior estatuto jurídico.

II) Os empreendimentos e estudos em curso na referida Comissão que se destinam a instalações do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra são transferidos, bem como o respectivo equipamento, para este organismo.

III) As obrigações financeiras do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra para com a mesma Comissão cessam no final do ano em curso.

Ministérios do Trabalho e dos Assuntos Sociais, 20 de Novembro de 1974. - Pelo Ministro do Trabalho, José Guerra Balseiro Fragata, Secretário de Estado do Emprego.

- Pelo Ministro dos Assuntos Sociais, Henrique Santa Clara Gomes, Secretário de Estado da Segurança Social.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/11/30/plain-226767.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226767.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-08-24 - Portaria 495/72 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Cria a Comissão dos Edifícios de Organismos Dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social e extingue a Comissão das Novas Instalações do mesmo Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1974-09-26 - Decreto-Lei 488/74 - Ministérios do Trabalho e dos Assuntos Sociais

    Distribui pelos Ministérios do Trabalho e dos Assuntos Sociais os serviços dos extintos Ministérios das Corporações e Segurança Social e da Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda