A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 669/74, de 29 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Cria nos quadros do activo dos sargentos e praças da Armada a classe de electrotécnicos.

Texto do documento

Decreto-Lei 669/74

de 29 de Novembro

A evolução do material de bordo, no sector da electrotecnia, tende a tornar cada vez menos nítida a distinção entre equipamentos eléctricos e electrónicos, cuja manutenção e reparação competiam, respectivamente e em especial, aos artífices electricistas e artífices radioelectricistas.

Torna-se assim necessário, com vista a um mais eficaz aproveitamento do pessoal e um melhor rendimento da sua instrução, promover a junção numa única classe das actuais classes de artífices electricistas e de artífices radioelectricistas, classe a que passam a competir as funções até agora atribuídas às duas classes referidas.

Verifica-se, por outro lado, a conveniência em modificar a designação tradicional das duas classes a extinguir de artífices electricistas e de artífices radioelectricistas e, bem assim, a designação da actual classe de artífices condutores de máquinas, em termos que melhor traduzam as funções e preparação técnica do respectivo pessoal.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 1.º da Lei Constitucional 4/74, de 1 de Julho, o Conselho dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Nos quadros do activo dos sargentos e praças da Armada é criada a classe de electrotécnicos, a cujo pessoal competem as funções presentemente desempenhadas pelo das classes de artífices electricistas e de artífices radioelectricistas, as quais passam a designar-se, respectivamente, por classe de técnicos de electricidade e classe de técnicos radioelectricistas.

2. As classes de técnicos de electricidade e de técnicos radioelectricistas serão extintas logo que deixe de prestar serviço nos quadros do activo o pessoal que actualmente lhes pertence e o que se encontra em preparação para nelas ingressar, desde que essa preparação se tenha iniciado em ano escolar anterior ao de 1973-1974.

Art. 2.º - 1. Os efectivos, total e por postos, da classe de electrotécnicos são os que a seguir se indicam:

(ver documento original) 2. Enquanto permanecer nos quadros do activo pessoal das classes de técnicos de electricidade e de técnicos radioelectricistas, os efectivos indicados no número anterior são diminuídos dos quantitativos correspondentes às existências nas classes referidas.

Art. 3.º Os limites de idade para passagem à situação de reserva da Armada com direito a pensão dos sargentos e praças da classe de electrotécnicos são os que, pelo Decreto-Lei 44883, de 18 de Fevereiro de 1963, se encontram fixados para os sargentos e praças das classes de artífices electricistas e radioelectricistas.

Art. 4.º A classe de artífices condutores de máquinas passa a ser designada por classe de maquinistas navais.

Art. 5.º Serão incluídas, por portaria, no Estatuto dos Sargentos e Praças da Armada, aprovado e posto em execução pelo Decreto-Lei 44884, de 18 de Fevereiro de 1963, as disposições regulando a estrutura da nova classe de electrotécnicos, a sua divisão em ramos e a carreira militar dos sargentos e praças que a ela pertencem.

Visto e aprovado em Conselho dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas. - Francisco da Costa Gomes - José Baptista Pinheiro de Azevedo - Carlos Alberto Idães Soares Fabião - Narciso Mendes Dias.

Promulgado em 12 de Novembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/11/29/plain-226728.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226728.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-02-18 - Decreto-Lei 44883 - Ministério da Marinha - Estado-Maior da Armada

    Estabelece as condições de admissão e de prestação do serviço militar dos sargentos e praças da Armada.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-01-17 - Portaria 27/75 - Conselho dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas - Estado-Maior da Armada

    Introduz alterações no Estatuto dos Sargentos e Praças da Armada.

  • Tem documento Em vigor 1977-12-12 - Decreto-Lei 505/77 - Conselho da Revolução

    Fixa os efectivos dos quadros permanentes de sargentos e praças das diferentes classes da Armada, excepto da classe de fuzileiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda