Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Ministerial DD104, de 28 de Abril

Partilhar:

Sumário

Esclarece as dúvidas suscitadas quanto ao alcance do regime de deferimento tácito consagrado no n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 329-A/74.

Texto do documento

Despacho ministerial

Tendo-se suscitado dúvidas quanto ao alcance do regime de deferimento tácito consagrado no n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho, nomeadamente no que respeita à sua revogabilidade por posterior despacho expresso de indeferimento;

Ao abrigo do disposto no artigo 19.º do mesmo diploma legal, esclarece-se o seguinte:

1.º O decurso do prazo fixado no n.º 1 do artigo 9.º e na parte final do n.º 2 do artigo 10.º do Decreto-Lei 329-A/74, sem que nada seja comunicado ao requerente, porque implica o deferimento tácito dos pedidos de revisão ou de aprovação de preços de bens ou serviços sujeitos ao regime de preços controlados, extingue a faculdade de a Administração se opor à prática dos mesmos.

2.º Sempre que, após o deferimento tácito, se reconheça que os preços autorizados são substancialmente superiores aos que, no caso concreto, seriam justificáveis, pode a Administração, ao abrigo do artigo 2.º do citado diploma legal, sujeitar o bem ou serviço em causa a um regime de preços que lhe permita tomar a iniciativa de promover a revisão dos mesmos preços.

3.º O disposto no n.º 1.º não se aplica sempre que ao requerente seja comunicado que o seu pedido de revisão de preços vai ser objecto de parecer por parte de outro departamento governamental ou submetido apreciação do Conselho de Ministros, pois, em tal caso, não se verifica o condicionamento exigido pelo n.º 1 do artigo 9.º para que ocorra o deferimento tácito.

Ministério do Comércio Interno, 30 de Março de 1976. - O Ministro do Comércio Interno, Joaquim Jorge Magalhães Mota.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/04/28/plain-226334.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226334.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda