Ao cessar funções como meu chefe de gabinete desde 1 de janeiro de 2013, e antes disso como adjunto do meu gabinete desde 27 de junho de 2011 considero ser de elementar justiça prestar testemunho público do meu apreço ao licenciado José Pedro da Silva Martins, pela competência, empenho e elevado sentido de responsabilidade com que desempenhou as funções que foi sucessivamente chamado a desempenhar no meu Gabinete.
Como adjunto desempenhou um papel inexcedível no tratamento das questões relacionadas com as empresas muito diversas do Setor Empresarial do Estado sob tutela do então Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, tenho contribuído com a sua inteligência fina e capacidade de análise crítica para resolver problemas e encontrar novas soluções em áreas tão distintas quanto as das Águas de Portugal ou do regadio de Alqueva. Como chefe de gabinete revelou uma capacidade extraordinária de liderança e motivação da equipa a par de um acompanhamento detalhado e profundo de assuntos numerosos no domínio da agricultura, da floresta e do mar.
Ao longo de mais de quatro anos, foram inúmeros os momentos em que o Dr. José Pedro Martins demonstrou possuir qualidades humanas, profundos conhecimentos profissionais, singular capacidade crítica de avaliação de situações e de negociação, fortemente orientados por uma rigorosa capacidade de discernimento e prossecução do interesse público.
Por este conjunto de qualidades e pela dedicação exemplar ao Gabinete, é de justiça manifestar, por esta via, público louvor do meu apreço e agradecimento.
25 de novembro de 2015. - A Ministra da Agricultura e do Mar, Maria de Assunção de Oliveira Cristas Machado da Graça.
209154072