Despacho 22 071/2004 (2.ª série). - Na sequência da publicação no jornal Público e na bolsa de emprego público, no passado dia 14 de Julho, da abertura do procedimento para recrutamento e selecção do titular do cargo de director de serviços de Biblioteca e Documentação do quadro de pessoal não docente do Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa, registou-se a apresentação de nove candidaturas.
Analisados os respectivos curricula, em sede de apreciação de candidaturas, constatou-se que a candidata Maria João Gonçalves Nunes Amante de Matos Trigo reúne os requisitos legais para o provimento no referido cargo, conforme o disposto no n.º 1 do artigo 20.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, e considerou-se deter o perfil pretendido, atento ao que se segue:
Licenciatura em História;
Pós-graduação em Ciências Documentais, opção Biblioteca e Documentação;
Experiência profissional de 15 anos na carreira técnica superior, na área funcional do lugar a prover, de que se destacam 11 anos de exercício do cargo de director de serviços de Documentação e Informação no extinto Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio da Costa Ferreira.
Considerando estar-se perante o candidato com o melhor perfil para prosseguir as atribuições e os objectivos do serviço, nomeio, ao abrigo e nos termos do n.º 3 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, em regime de comissão de serviço, por três anos, renovável por iguais períodos, a licenciada Maria João Gonçalves Nunes Amante de Matos Trigo no cargo de director de serviços de Biblioteca e Documentação deste Instituto.
O presente despacho produz efeitos a partir de 16 de Setembro de 2004.
27 de Setembro de 2004. - O Presidente, João Ferreira de Almeida.
Síntese curricular
Dados biográficos
Maria João Gonçalves Nunes Amante de Matos Trigo, natural de e residente em Lisboa, nascida em 17 de Setembro de 1963, portadora do bilhete de identidade n.º 6230392, de 16 de Maio de 2001, do arquivo de identificação de Lisboa.
Habilitações literárias
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1981-1985).
Mestre em Gestão de Informação (MSc in Information Management) pelo Department of Information Studies da Universidade de Sheffield (1991-1993).
Habilitações profissionais
Curso de especialização em Ciências Documentais, opção Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1986-1988).
Curso de alta direcção em Administração Pública - CADAP, organizado pelo INA (2003-2004).
Situação profissional actual
Directora de serviços de Documentação e Informação do ex-Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio da Costa Ferreira (IIE), do Ministério da Educação.
Assessora principal da carreira de técnico superior de biblioteca e documentação do quadro de pessoal da Biblioteca Nacional.
Percurso profissional
Docente do ensino básico do 3.º ciclo entre Setembro de 1986 e Novembro de 1989.
Coordenadora da equipa de documentação e informação do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, entre Setembro de 1988 e Novembro de 1989.
Responsável pela área de conversão retrospectiva da Biblioteca Nacional, entre 18 de Maio de 1990 e 27 de Junho de 1993.
Directora de serviços de Documentação e Informação do ex-Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio da Costa Ferreira (IIE), do Ministério da Educação, entre 28 de Junho de 1993 e 15 de Setembro de 2004.
Acções diferenciadas
Representante da Agência Nacional (o IIE) no EUDISED - European Documentation and Information System for Education, entre 1994 e 1998.
Representante do Ministério da Educação no seminário Knowledge Management and the European Union, realizado no âmbito da presidência holandesa da União Europeia (1997), e na Conferência New Dimensions of Learning in the Information Society, realizado no âmbito da presidência finlandesa da União Europeia (1999).
Co-representante do Ministério da Educação na Equipa de Missão para a Sociedade da Informação.
Coordenadora nacional do projecto ECOLE-Network, desenvolvido no âmbito de um consórcio europeu.
Membro da comissão para os assuntos relativos ao CIREP.
Membro da comissão de coordenação dos assuntos relativos à Internet.
Membro da comissão de planeamento, acompanhamento e avaliação do Programa Nónio Século XXI.
Membro da comissão para os assuntos relativos ao INFOCID.
Membro do grupo coordenador dos programas de informação, difusão e formação em tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Membro do Projecto Escola Virtual Portuguesa.
Membro do grupo de trabalho para a integração da informação do sistema educativo.
Membro da comissão de apreciação das candidaturas admitidas ao concurso inovar/educando, educar/inovando, do Ministério da Educação.
Formadora da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) nos cursos de preparação de técnicos-adjuntos de biblioteca e documentação (entre 1993 e 1997).
Orientadora de dois estágios de ingresso na carreira de informática, categoria de programador-adjunto de 2.ª classe e categoria de técnico superior de 2.ª classe.
Autora de diversos artigos e de comunicações técnicas apresentados em seminários, simpósios, conferências e workshops, publicados em revistas da especialidade.
Formação complementar
Frequência de diversos cursos. Participação em congressos, seminários e encontros.