Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 20165/2004, de 28 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 20 165/2004 (2.ª série). - Tendo sido seleccionado, ao abrigo da Lei 2/2004, para o cargo de director de Serviços de Arquivística do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo o candidato Pedro Manuel Pereira Penteado, determino a sua nomeação para o referido cargo, por urgente conveniência de serviço, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo.

A escolha recaiu no referido candidato por corresponder ao perfil pretendido e em função do seu curriculum, que evidencia larga experiência na área de arquivo, nomeadamente em gestão de documentos e descrição arquivística, uma vasta formação profissional complementar na referida área, o exercício de funções de gestão e de coordenação de grupos de trabalho, a participação em comissões científicas, a experiência como formador, os numerosos estudos publicados e as diversas comunicações apresentadas no País e no estrangeiro sobre temas de arquivística e, ainda, a frequência do "Seminário de alta direcção em Administração Pública".

28 de Julho de 2004. - O Director-Geral, Pedro Dias.

Síntese curricular

Dados pessoais:

Nome: Pedro Manuel Pereira Penteado;

Local e data de nascimento: Nazaré, 29 de Novembro de 1965.

Habilitações académicas:

Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL);

Mestrado em História Moderna pela FLUL;

Curso de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo) pela FLUL;

Doutorando em Ciências Documentais/Arquivística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Situação profissional - técnico superior principal da carreira de técnico superior de arquivo do quadro do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT).

Experiência profissional - iniciou a actividade profissional, em 1989, como coordenador de uma das equipas de preparação da transferência da documentação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo para o edifício do Campo Grande. Até 1994, procedeu ao tratamento de documentação histórica da instituição e fez parte de comissões técnicas e ou científicas de diversas exposições. Em 1993, passou para a Divisão de Comunicação, onde participou na estruturação do Serviço de Referência. Em 1997, após uma missão de estudos no Canadá sobre gestão de documentos e descrição arquivística normalizada, transitou para a Divisão de Arquivos Intermédios, tendo feito parte do grupo de trabalho constituído para a elaboração da tabela geral de selecção da documentação relativa às funções-meio da Administração Pública. Nesse ano, passou a representar o IAN/TT na SC6 da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização para a Informação e Documentação. Nos últimos anos, foi equiparado a bolseiro pelo Ministério da Cultura e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito da preparação da tese de doutoramento. A sua experiência profissional estende-se ainda à organização, descrição e informatização de arquivos eclesiásticos privados, coordenando serviços e projectos neste domínio, com particular destaque para os casos do Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e do projecto de gestão integrada da informação arquivística do Santuário de Fátima. Coordenou tecnicamente o Projecto Junta da Real Fazenda do Estado da Índia, do Centro Damião de Góis.

Outros dados:

Frequentou, entre outros, o Stage Téchnique International des Archives, da Direction des Archives de France (1994), e o Seminário de Alta Direcção em Administração Pública, do Instituto Nacional de Administração (2004);

Publicou diversos estudos e ou proferiu diversas conferências nos domínios da Arquivística e da História Religiosa, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Brasil e Canadá. A sua principal obra intitula-se Peregrinos da Memória. O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (1600-1785), Lisboa, Centro de Estudos de História Religiosa, 1998;

Foi responsável pela revisão científica da tradução portuguesa da obra de J.-Yves Rousseau e Carol Couture, Les fondements de Ia discipline archivistique, publicada em Portugal pela D. Quixote, em 1998;

É membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, com intervenções relevantes no seu grupo de trabalho dos Arquivos Religiosos. Integra as comissões científicas dos projectos "Portugaliae monumenta misericordiarum" e "Documentação crítica de Fátima";

Foi docente ou formador em diversos cursos ou acções de formação em arquivística no IAN/TT, na Universidade Autónoma de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa, no Instituto Superior de Línguas e Administração, no Instituto Nacional de Administração e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2246724.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda