Resolução do Conselho de Ministros
1 - A Mundet & C.ª, Lda., é uma grande empresa do sector da cortiça. Emprega 1250 pessoas e possui duas fábricas, uma no Seixal, outra no Montijo.
Vendeu em 1974 129536 contos, na sua quase totalidade para o mercado externo.
O seu capital próprio é superior a 85000 contos, num activo de 256000 contos. O exigível em 31 de Dezembro de 1974 era de 169000 contos.
2 - Imediatamente a seguir ao 25 de Abril, os trabalhadores levaram a cabo um amplo saneamento, não só da gerência, mas também dos quadros superiores.
Entre os saneados conta-se o Sr. Engenheiro Lawrence Edwin Bell, gerente e director da empresa, que recebia quantias da ordem dos milhares de contos e que chegou a processar a própria D. Paula Mundet, principal accionista da empresa.
3 - Desde então tem sido a comissão de trabalhadores, através da sua comissão coordenadora, que, com o apoio de D. Paula Mundet, tem gerido a empresa.
4 - Em 5 de Fevereiro de 1975, após inquérito ordenado à Mundet, o então Secretário de Estado da Indústria e Energia propôs a concessão de um empréstimo a médio prazo, se necessário com aval do Estado. O montante do empréstimo seria da ordem dos 15000 contos.
Esta proposta teve a concordância dos Ministros da Economia e das Finanças e foi autorizada em Conselho de Ministros de 19 de Fevereiro de 1975.
5 - Em face do que antecede, o Conselho de Ministros, reunido em 18 de Julho, resolveu autorizar a intervenção do Estado na firma Mundet & C.ª, Lda., ao abrigo do Decreto-Lei 660/74, de 25 de Novembro, nos seguintes termos:
a) Suspensão da gerência;
b) Nomeação de uma comissão administrativa, sugerida pela comissão de trabalhadores, integrada por:
Fernando Gonçalves dos Santos;
Manuel Marques Peixinho Júnior;
Manuel de Oliveira Rebelo.
6 - A comissão administrativa deverá:
a) Propor plano para o saneamento financeiro da empresa;
b) Apresentar plano comercial com diversificação de mercados;
c) Apresentar projectos alternativos de desenvolvimento da empresa.
Presidência do Conselho de Ministros, 18 de Julho de 1975. - O Primeiro-Ministro, Vasco dos Santos Gonçalves.